postado em 09/06/2014 19:18
A Nissan apresentou nesta segunda-feira (9/6) seu segundo carro 100% elétrico, a mais recente investida da fabricante de automóveis japonesa no setor de carros ;verdes;, apesar das vendas desanimadoras de seu primeiro modelo do tipo.A empresa informou que o e-NV200, uma van comercial que não emite gases, tem autonomia para percorrer 190 km com a carga cheia.
A Nissan foi a primeira fabricante de carros do mundo a vender em grande escala um carro elétrico de passageiros, o LEAF, em 2010.
Seu mais recente modelo, que vem nas opções para cinco ou sete passageiros, deve ser colocado à venda em alguns países europeus antes de seu lançamento no Japão, em outubro, com preço inicial de 3,88 milhões de ienes (US$ 37.900), informou a Nissan.
Os preços no varejo poderão ser um pouco mais baixos, apoiados por subsídios governamentais para incentivar a compra de veículos verdes, acrescentou.
A van poderá ser completamente carregada em oito horas ou reabastecer 80% da carga em meia hora utilizando um sistema independente de carga rápida.
A empresa informou que espera registrar vendas mensais de 200 unidades das novas vans no Japão, uma meta modesta depois que o LEAF vendeu apenas 115.000 unidades em todo o mundo desde que foi lançado, quase quatro anos atrás.
A segunda maior companhia automotiva do Japão também planeja lançar um carro elétrico no mercado chinês, mas a demanda têm sido decepcionante, principalmente devido ao pequeno campo de vendas, aos preços altos e à falta de infraestrutura de recarga.