O evento ;digital; da Nintendo durante a E3 deste ano veio em um estilo peculiar. Logo ao início, um Reggie Fils-Aime, presidente da Nintendo America, foi mostrado ao melhor estilo animação stop-motion, e apresentou o evento. Foi enfático ao responder um negativo ao ;Lá vem outro jogo do Mário; de alguém da audiência. A cena corta e dá para ver um Mário mal humorado, dando um chilique em resposta à notícia. Talvez o bom humor tenha vindo em boa hora, pois é justamente disso e de uma renovação em seus títulos que a Nintendo precisava antes do início de seus anúncios. Veja abaixo os destaques:
Super Smash Bros U
Em uma batalha bem humorada entre os dois presidentes da Nintendo, Satoru Iwata e Reggie, foi anunciado que o novo Super smash bros agora terá suporte aos Miis (personagens criados pelos jogadores), que poderão ser selecionados para as lutas. Esses serão divididos em três tipos: Mii Brawlers, que lutarão sem armas, em combate perto, Mii Swordfighters, que lutarão com o auxílio de espadas e Mii Gunners, que usarão um canhão semelhante ao de Samus e Mega-man, para luta em longo alcance. A versão de Wii U promete aquecer as vendas de Natal da empresa -- será lançado no fim deste ano.
A versão do game para Nintendo 3DS terá alguns modos diferentes da do console caseiro. O jogador poderá gravar clipes das partidas, disputar mini-games, e colecionar modelos dos personagens em 3D no game. O título chegará em 3 de outubro às lojas.
Amiibo
[VIDEO1]
Tentando partir para outro segmento, inspirado nos títulos Disney infinity e Skylanders, a linha Amiibo da Nintendo trará bonecos na vida real, que serão reconhecidos pelo controle do Wii U e ;passarão; para dentro do jogo. Um mecanismo legal é que, quando o jogador colocar a sigura no controle, os dados do boneco serão transferidos para o jogo em questão e, em outra via, os dados do personagem serão transferidos para os personagens.
O primeiro jogo que terá compatibilidade com os bonecos Amiibo será Super Smash Bros para Wii U. Além desse, os bonequinhos também serão reconhecidos no Mário Kart 8 -- mais detalhes serão divulgados no futuro.
Yoshi;s woolly world
[VIDEO2]
No próximo jogo do Yoshi, que, pelo trailer, continua reciclando as mecânicas de Yoshi;s island, a mudança maior é o visual. Lembrando elementos de costura (inclusive em Yoshi), o novo jogo da Nintendo é inspirado na estérica de texturas usadas em bordados -- por mais estranho que soe --, assim como em LittleBigPlanet.
O jogo terá suporte para um modo cooperativo para dois jogadores. Ambos controlarão Yoshis, que poderão interagir entre si para passar pelos níveis. Será lançado em 2015 para o Wii U.
Captain Toad: treasure tracker
[VIDEO3]
Outra aposta para o aquecimento das vendas da Big N para o fim do ano é o game Captain Toad: treasure tracker, que chegará às prateleiras das lojas de videogames na mesma época. Nele, como fica claro, você controla Toad, um dos personagens secundários dos jogos de Mário. Pelo trailer, o visual, que felizmente não perde comparado a Super Mario 3D world, continua bem polido e carismático.
The Legend of Zelda
Logo ao início do anúncio dos detalhes para um novo game do Zelda, Eiji Aonuma, um dos principais desenvolvedores da série, diz que a busca no novo jogo seria uma ;revisitação; aos outros títulos da série. Ele explicou que um dos principais pontos dos jogos antigos era a exploração de ambientes abertos e vastos (como em A link to the past e Wind waker).
Uma pequena prévia do jogo foi mostrada. Nela, Link era perseguido por um monstro que lançava fogo e o personagem, montado na égua Epona, bradava seu arco. Os gráficos estão bonitos, e seguem o estilo do Skyward sword.
Bayonetta 2
[VIDEO4]
Junto ao game Bayonetta 2, o jogador também poderá baixar o primeiro título da série. O jogo será lançado em outubro deste ano.
Kirby and the rainbow curse
[VIDEO5]
Nesse novo jogo de um dos personagens mais carismáticos do mundo dos games, a interação com o gamepad do Wii U é essencial. Cabe ao jogador desenhar rotas que ajudarão Kirby a passar pelos obstáculos nas fases.
Mario maker
[VIDEO6]
Agora você pode criar sua própria fase de Mário. Sim! Com o gamepad do Nintendo Wii U os usuários poderão criar seus próprios níveis. Pelo trailer, esses serão replicados em títulos mais recentes da série.
Splatoon
A única propriedade intelectual nova da Nintendo está em Splatoon. O game é um jogo de tiro em terceira pessoa. Mas a ideia é peculiar. A mecânica principal do jogo é uma arma de tintas. Com ela, o usuário tem de expandir seu território com uma determinada cor. A partir dali, o seu personagem se transforma em uma lula, e pode navegar mais rapidamente pela fase. Essa não é a única maneira de vencer a batalha: você também pode atirar no inimigo para eliminá-lo.
O mapa do jogo, assim como o território marcado pela tinta, poderá ser visto em tempo real pelo gamepad do Wii U.
Com informações de Álvaro Viana.