Tecnologia

Redes sociais esperam que o volume de mensagens cresça durante a Copa

Sites fazem ações para facilitar o envio de conteúdo sobre o Mundial e até treinam jogadores das seleções a como interagir com os internautas

Roberta Machado
postado em 16/06/2014 08:28
A atenção dos espectadores deve se dividir entre duas telas nesta Copa do Mundo. Entre um lance e outro, espera-se que a maioria dos fãs voltem os olhos para smartphones e tablets, onde vão acompanhar as estatísticas do campeonato e postar suas opiniões sobre o desempenho dos jogadores. As principais redes, que esperam acessos recordes para o próximo mês, prepararam conteúdos especiais para a ocasião, além de novas ferramentas que prometem deixar a interação on-line mais divertida para os entusiastas do futebol.

Torcedoras tiram foto na estreia da Seleção: 90% dos espectadores devem compartilhar experiências na rede
De acordo com uma pesquisa realizada pelo Interactive Advertising Bureau (IAB), cerca de 90% dos espectadores pretendem partilhar suas experiências da Copa nas mídias sociais. A rede mais acessada durante o Mundial deve ser o Facebook, escolhido como mídia por 45% dos torcedores. O telefone também será usado para enviar conteúdo via Whatsapp (28%) e pelo Twitter (25%). A pesquisa, que envolveu entrevistados de 11 países, revelou que o Brasil é o país com a maior quantidade de fãs de futebol, com 86% das pessoas afirmando ter intenção de acompanhar o máximo possível do Mundial, e 45% delas ressaltando que vão partilhar sua empolgação com o jogo por meio de dispositivos móveis.



Na abertura do evento na última quinta-feira, a Copa emplacou vários hashtags nos trending topics mundiais, e dominou as conversas brasileiras no Twitter. O placar do jogo, os nomes dos jogadores de destaque e até mesmo a discussão sobre a legitimidade das jogadas foram alguns dos assuntos que mais fizeram sucesso. ;O Facebook alcança muito mais gente, pois tem uma quantidade maior de pessoas lendo as publicações. Só que tem várias pesquisas indicando que o Twitter, apesar de ser bem menor em volume de pessoas, traz uma quantidade maior de discussões sobre televisão que o Facebook;, analisa José Calazans, consultor da Nielsen Ibope.

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