postado em 24/06/2014 09:20
São várias as obras que usam o conceito de viagem no tempo como atmosfera ou até mesmo elemento de narrativa. Poucas, como o filme De volta para o futuro, conseguem, quase que paradoxalmente, levar o espectador a uma jornada ; de tão bem amarrada que é a história (sem nenhuma ponta solta). Com O fim da eternidade, excelente romance literário, Isaac Asimov, pai da ficção-científica, mostrou a viagem no tempo como uma ambientação geopolítica, na qual os séculos negociavam entre si e eram controlados por um órgão que visava a harmonia entre os períodos.
Nos jogos, Chrono trigger é uma das melhores demonstrações. Porém, nunca o uso de voltar e adiantar o tempo havia sido implantado em uma mecânica de um game de forma tão orgânica e inteligente, como em Super Time Force ; que leva esse mecanismo a um nível no qual, em muitos momentos, você acaba jogando um modo cooperativo consigo mesmo. E isso é nada menos que extraordinário.
A história do jogo se inicia quando o professor Repeatski descobre a viagem no tempo. Após isso, ele decide unir um esquadrão de elite chamado Super Time Force (Stfo). Inicialmente, essa equipe é formada por três personagens, que brincam com nomes de protagonistas de filmes de ação dos anos de 1990 (muito semelhante ao mesmo humor de Broforce, por exemplo), como Jean Rambois, Aimy McKillin e Shieldy Blockerson.
Mecânicas
Stfo é um jogo de tiro peculiar. Logo no início do game, um tutorial bem-humorado lhe introduz as mecânicas que o jogador usará no decorrer das fases. No começo de cada nível, é possível selecionar três personagens (outros 16 podem ser desbloqueados), sendo que cada um tem apenas duas habilidades: uma normal e outra especial. Jean Rambois, por exemplo, pode atirar com a machine gun, mas se pressionado o mesmo botão por mais tempo, o ataque especial é desferido: uma sequência de tiro em três direções distintas. Outros personagens podem atirar através de paredes, lançar bombas e até mesmo morder o adversário. Essa variedade no combate já prepara o terreno para uma ótima execução na jogabilidade do game.
A outra parte é a mais divertida. Cada fase tem um tempo mínimo para ser finalizada. Porém, se um personagem morrer, você pode voltar no tempo e todas as ações feitas por ele até a morte serão executadas. Ao retroceder, é possível selecionar um outro combatente para eliminar os inimigos e, se você morrer, o processo se repete. Com isso, formam-se clones temporais que lhe ajudam no combate.
Ficha técnica
Desenvolvimento
Capybara Games
Publicação
Capybara Games
Plataforma
Xbox One
Número de jogadores
1 (off-line)
Preço
R$ 29
Classificação indicativa livre
Nota
Gráficos: 2
Jogabilidade: 2,5
Entretenimento: 2,5
Sons: 2
Total: 9
A matéria completa está disponível , para assinantes. Para assinar, .