Publicidade

Estado de Minas

Aplicativo para supercomputador leva 'Big Data' para a gastronomia

Novo aplicativo é parte do programa "Chef Watson", lançado neste ano pela IBM e pelo Instituto de Educação Culinária


postado em 30/06/2014 18:32

Washington - A IBM e a revista Bon Appetit anunciaram nesta segunda-feira (30/6) a iniciativa que pretende usar "Big Data" na gastronomia.

Um novo aplicativo chamado "Chef Watson with Bon Appetit" está em fase de testes e tem como objetivo ajudar cozinheiros a "direcionarem as avançadas capacidades cognitivas do supercomputador Watson para criar novas receitas e combinações gastronômicas que nunca foram concebidas", disse a IBM.

A cozinha torna-se, portanto, um novo campo de provas para o Watson, utilizado na luta contra contra o câncer e em outras aplicações médicas.

Leia mais notícias em Tecnologia

O novo aplicativo é parte do programa "Chef Watson", lançado neste ano pela IBM e pelo Instituto de Educação Culinária.

Mike Rhodin, vice-presidente do IBM Watson Group disse que o objetivo do aplicativo "é ajudar as pessoas a descobrirem o potencial dos sistemas de computação cognitiva".

"Esses sistemas representam uma enorme quantidade de dados, compostos e fórmulas, pelos quais se pode entender a interação entre as pessoas e as informações de forma mais intuitiva", explica Rhodin em comunicado.

A revista Bon Appetit testou algumas receitas usando o aplicativo Chef Watson, como a de costelas apimentadas com molho barbecue de mostarda com maçã. Para sobremesa, bolo de frutas vermelhas, com raspas de limão, creme de leite e o diferencial da manjerona, que, segundo a revista, conquistou os provadores das receitas.

"Na Bon Appetit, estávamos curiosos para ver o que o Watson poderia descobrir de novidade, ajudando a criatividade dos chefes de cozinha", diz o editor da revista, Adam Rapoport.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade