Jornal Correio Braziliense

Tecnologia

Bateria de lítio puro promete triplicar duração da carga dos smartphones

Equipamento ainda está sendo testado, mas promete ser a solução para a dor de cabeça de muitos usuários

mostra como a equipe desenvolveu uma maneira para substituir as bateria de íon-lítio (utilizadas em praticamente todos os gadgets) por lítio puro, possibilidade que pode triplicar a carga dos eletrônicos.

Cada bateria contém três partes: o eletrólito, que atua no momento em que o dispositivo é carregado; o cátodo, que recebe os elétrons; e o ânodo, que envia os elétrons do eletrólito. O lítio está presente apenas no eletrólito da bateria.

Caso o ânodo seja feita de lítio, os cientistas acreditam que a duração de uma bateria pode aumentar em até 300%.

No entanto, o estudo mostrou que carregar a bateria com ânodo de lítio ainda não é totalmente seguro, pois a fórmula pode fazer com que o lítio se expanda de forma desigual, fazendo com que o dispositivo se quebre ou até mesmo exploda.



Para realizar o experimento, a universidade usou um escudo pequeno de 20 nanômetros de espessura que serviu como proteção do lítio anulando o risco de uma eventual quebra ou explosão. A tecnologia ainda não está disponível no mercado.

Para chegar até os fabricantes, a bateria precisa ter eficiência de 99,9%, além de fornecer a mesma quantidade de energia que recebe. Até o momento, os pesquisadores atingiram uma marca de 99%.