A loja de aplicativos Google Play removeu nesta segunda-feira (4/8) um jogo que simulava o bombardeio em Gaza, depois de duras críticas ao game. Feito para Android, o Bomb Gaza foi baixado mais de mil vezes desde 29 de julho.
O game mostrava um avião caça F16, usado por Israel - a arenave lança bombas sem matar civis. A classificação indicativa no Android alegava que pessoas de todas as idades podiam ter acesso ao jogo.
Diversas pessoas comentaram na página do aplicativo e disseram se sentir muito ofendidas. Segundo o jornal The Telegraph, o diretor do Conselho para Entendimento Árabe-Britânico, Chris Doyle, disse que jogos assim são de "muito, muito mal gosto".
"Estes games glorificam o horror e a violência do bombardeio de Gaza, amenizando para uma geração mais nova o horror deste conflito que matou milhares e destruiu as vidas de centenas de milhares de pessoas. Isso levanta sérias questões sobre os padrões éticos do Google se esses jogos continuarem hospedados em suas plataformas", criticou Doyle.
Um usuário classificou o jogo como "duramente vergonhoso". Outra pessoa pediu que o game fosse removido: "Por favor remova isso da loja de games. É ofensivo e eu estou muito decepcionado que o Google tenha permitido isso. Se este jogo não for removido, eu vou começar um boicote à empresa".
O jornal The Guardian relatou que o desenvolvedor do game, PLAYFTW, teria feito uma segunda edição do jogo com músicas israelenses. A ofensiva de Israel já matou mais de 1.850 palestinos, em sua maioria civis. Israel perdeu 64 soldados e três civis durante os últimos dias.