postado em 11/08/2014 21:52
A Microsoft lançou nesta segunda-feira (11/08) um celular da família Nokia Lumia de baixo custo pelo valor de US$ 25 (R$ 60). A ideia é focar no público emergente e oferecer uma opção de entrada para quem não deseja muitos recursos de um telefone. No entanto, para isso a gigante da computação vai na contramão dos concorrentes e traz um produto sem acesso aos crescentes serviços móveis de internet.
O objetivo é voltar aos primórdios das telecomunicações com um aparelho basicão. Para isso, não fez rodeios e apostou em um produto feito com plástico, teclado físico, modesto display de 1,8 polegadas e a tradicional ferramenta ;indispensável; da marca, a luz de lanterna.
A fabricante se defende, dizendo que o modelo Nokia 130 tem recursos multimídia como MP3 player e cartão de memória capaz de armazenar até 6 mil músicas. Além disso, o telefone conta rádio FM, bluetooth e capacidade para funcionar com 2 chips. O produto será comercializado inicialmente em mercados como África e Oriente Médio, mas é possível que o produto também chegue no Brasil.
Porém, num mundo cada vez mais conectado onde as pessoas passam horas em apps sociais como Facebook, Instagram e Twitter, é natural o questionamento sobre a estratégia da Microsoft. Será que ainda há mercado para quem busca um modelo com o mesmo ;shape; daqueles que eran comercializado há 15 anos? Só faltou a fabricante alardear um outro recurso ;inovador;: o joguinho snake, muito popular no fim dos anos 1990.