Jornal Correio Braziliense

Tecnologia

Voto x Veto: 'Tinder das eleições' ajuda a avaliar propostas de candidatos

Aplicativo está disponível para Android e auxilia o eleitor a avaliar as ideias dos postulantes aos cargos públicos



O estudante Walter Nogueira, de 24 anos, responsável pela criação do aplicativo, acredita que a solução é uma forma democrática de apresentar os candidatos. "Na televisão e no rádio, cada um tem um tempo diferente para mostrar as propostas. No Voto x Veto todos eles tem o mesmo tempo de exposição", contou ao Correio.

Para o estudante do ITA, o aplicativo também ajuda o eleitor: "Quis fazer uma plataforma fácil de usar. O usuário pode ver as propostas no celular, de modo rápido e acessível", opina.

Walter explica que as propostas foram retiradas diretamente dos planos de governos apresentados ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Segundo ele, a diferença na quantidade de propostas de cada candidato não afeta o ranking de afinidades. "Tem candidato com 16 propostas e outros com 400, mas isso não faz diferença porque o que conta é a quantidade de votos e vetos", diz. O estudante explicou que o ranking é feito com a diferença entre o número de votos e de vetos dividido pela quantidade total de propostas.

Por enquanto, o aplicativo está disponível apenas para Android, mas uma verão para o iOS deve ficar pronta até o fim do mês. "Também estou desenvolvendo uma plataforma para o Windows Phone. Se tudo der certo, ela ficará pronta nas próximas semanas", afirmou Walter.

O estudante conta que desenvolveu todo o projeto sozinho. Ele percebeu a necessidade do aplicativo ao notar o desinteresse dos colegas por política. "Eu mesmo nunca fui muito ligado em política. Um dia li uma matéria e percebi que não entendia nada sobre o assunto. Daí pensei: ;onde tem problema também tem oportunidade; e vi que poderia desenvolver algo com isso;", disse.