Tecnologia

Voto x Veto: "Tinder das eleições" ajuda a avaliar propostas de candidatos

Aplicativo está disponível para Android e auxilia o eleitor a avaliar as ideias dos postulantes aos cargos públicos

postado em 21/08/2014 16:03
Voto x Veto: descubra se você dá match com algum candidato
Baseado na ideia de avaliação instantânea, um estudante de engenharia da computação no Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) resolveu criar um aplicativo para ajudar os eleitores a decidirem em quem votar para presidente e governador. Mas, diferentemente do aplicativo de paquera Tinder, que serviu de inspiração para o app, o que conta não é a beleza dos candidatos, mas as propostas de cada um.

No app Voto x Veto cada proposta é avaliada de forma anônima, ou seja, não se sabe quem é o candidato que está por trás de cada ideia. O usuário que gostar de algum projeto, seleciona a opção votar. Caso contrário, clica em vetar. O rosto e o nome do candidato só aparece depois que o eleitor fizer a avaliação.

Com o aplicativo, o usuário pode ver com quem tem mais afinidade e assim decidir quem irá receber o seu voto. O Voto x Veto informa quantas propostas de cada candidato foram aprovadas e rejeitadas, indicando, então, os candidatos favoritos para cada eleitor.


Walter Nogueira, estudante de engenharia da computação no ITA, é o criador do aplicativo Voto x VetoO estudante Walter Nogueira, de 24 anos, responsável pela criação do aplicativo, acredita que a solução é uma forma democrática de apresentar os candidatos. "Na televisão e no rádio, cada um tem um tempo diferente para mostrar as propostas. No Voto x Veto todos eles tem o mesmo tempo de exposição", contou ao Correio.

Para o estudante do ITA, o aplicativo também ajuda o eleitor: "Quis fazer uma plataforma fácil de usar. O usuário pode ver as propostas no celular, de modo rápido e acessível", opina.

Walter explica que as propostas foram retiradas diretamente dos planos de governos apresentados ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Segundo ele, a diferença na quantidade de propostas de cada candidato não afeta o ranking de afinidades. "Tem candidato com 16 propostas e outros com 400, mas isso não faz diferença porque o que conta é a quantidade de votos e vetos", diz. O estudante explicou que o ranking é feito com a diferença entre o número de votos e de vetos dividido pela quantidade total de propostas.

Por enquanto, o aplicativo está disponível apenas para Android, mas uma verão para o iOS deve ficar pronta até o fim do mês. "Também estou desenvolvendo uma plataforma para o Windows Phone. Se tudo der certo, ela ficará pronta nas próximas semanas", afirmou Walter.

O estudante conta que desenvolveu todo o projeto sozinho. Ele percebeu a necessidade do aplicativo ao notar o desinteresse dos colegas por política. "Eu mesmo nunca fui muito ligado em política. Um dia li uma matéria e percebi que não entendia nada sobre o assunto. Daí pensei: ;onde tem problema também tem oportunidade; e vi que poderia desenvolver algo com isso;", disse.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação