Tecnologia

Secret diz que decisão da Justiça brasileira viola liberdade de expressão

Ministério Público do Espírito Santo determinou que o aplicativo seja removido das lojas da Apple e da Google no prazo de 10 dias

Hellen Leite
postado em 21/08/2014 20:29
Ministério Público do Espírito Santo determinou que o aplicativo seja removido das lojas da Apple e da Google no prazo de 10 dias

A empresa responsável pelo desenvolvimento do aplicativo de mensagens anônimas, Secret, divulgou nesta quinta-feira (21/8) uma nota à impresa afirmando que não concorda com a decisão da Justiça de Vitória-ES, que exigiu a remoção do app das lojas oficiais da Apple e do Google. "Apoiamos as muitas partes envolvidas na luta contra esta liminar over-reaching que irá restringir a liberdade de expressão dos cidadãos brasileiros", afirmou o texto. A nota é assinada pela diretora de marketing, Sarah Jone.

Acusado de bullying virtual, o aplicativo foi traduzido para o português há pouco mais de dois meses e já enfrentou os tribunais brasileiros. O app não pode mais ser baixado por novos usuários na loja virtual App Store, no entanto, quem já tem o aplicativo no celular consegue acessá-lo normalmente. O bloqueio afeta apenas App Store brasileira. A loja de aplicativos norte-americana da Apple continua a oferecer o download.

A decisão também vale para a Microsoft em relação ao aplicativo Cryptic, semelhante ao Secret. Em caso de descumprimento, será cobrada uma multa diária de R$ 20 mil.

[SAIBAMAIS]A porta-voz do Secret ainda afirmou que o recurso de imagem foi desativado para todos os usuários do Brasil na semana passada, a fim de evitar problemas com uso indevido de fotos. "Estamos empenhados em proporcionar um ambiente seguro para a expressão responsável, expandindo rapidamente nossa capacidade e infraestrutura de remover conteúdo impróprio, quando sinalizado por nossa comunidade", informou.



O Secret foi lançado nos Estados Unidos no fim de janeiro deste ano pela Secret Inc., que tem base em São Francisco. A ideia do serviço é que usuários possam compartilhar um segredo, que pode ser lido ou comentado por qualquer pessoa. O aplicativo, ao ser instalado, recolhe números de celulares e contatos de Facebook do usuário. Ao escrever algo, todos seus amigos que também tenham o programa recebem as mensagens sem a identificação do remetente.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação