Tecnologia

Na China, protestos na internet são mais censuradas que críticas ao governo

O país asiático conta com um exército de mais de 2 milhões de censores on-line

Roberta Machado
postado em 22/08/2014 09:24
A cada 10 comentários postados na internet a partir da China, quatro são analisados pelos órgãos de controle do país. E, entre os posts investigados, metade acaba censurada e nunca chega à rede. A descoberta é resultado de um estudo da Universidade de Harvard que acompanhou o processo de controle da web chinesa. O maior alvo dos agentes responsáveis por vigiar a rede chinesa, aponta a pesquisa, são as publicações que mencionam reuniões públicas e protestos.

O trabalho contou com a ajuda de voluntários que postaram cerca de 1,2 mil comentários em uma centena de sites chineses. Como a publicação era previamente acordada com os pesquisadores, era possível verificar quais posts acabavam na malha dos censores. Antes de iniciar esse experimento, contudo, os pesquisadores receberam uma espécie de ;aula; de como funciona o sistema de controle do governo.



Para isso, os pesquisadores criaram um site na rede do país. Eles compraram um endereço eletrônico e contrataram uma firma chinesa para montar a página. Depois, postaram eles mesmos os comentários no fórum, que era fechado a visitantes de verdade. A medida não tinha como objetivo atrair internautas, mas apenas criar uma porta de acesso aos mesmos programas e procedimentos que são usados para filtrar o conteúdo postado de verdade na internet da China.

O site de mentirinha permitiu que os pesquisadores norte-americanos recebessem dicas de especialistas chineses sobre como manter uma página livre de conteúdos que desagradassem ao governo. Ficou claro, então, que os programas usados nas redes sociais costumam ser adaptados para filtrar mensagens de acordo com o autor, o tamanho e a presença de certas palavras, que são consideradas sinais de posts subversivos. Ao analisar os comentários mais barrados pelos sistemas do país, os cientistas de Harvard descobriram que termos como ;governo;, ;incidente; e até mesmo ;dalai lama; são interpretados por esses programas como um sinal vermelho.

A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, clique aqui.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação