Chicago - Na tentativa de manter o fôlego conquistado com o Moto G, que a recolocou no mercado de aparelhos celulares, a Motorola lançou, nesta quinta-feira (4/9), uma nova versão do smatphone, além de outros três produtos. A empresa aposta, mais uma vez, em um preço mais competitivo do que o de outros aparelhos com a mesma qualidade. Segundo mercado mais importante para a Motorola, atrás apenas dos Estados Unidos, o Brasil será o primeiro país a receber o Moto G e a nova versão do Moto X, que estarão nas lojas a partir de hoje.
"O Moto G é um celular realmente bom, com preço bom, que todos podem pagar. É o celular mais bem vendido pelo custo e funcionabilidade", defende o presidente da Motorola, Rick Osterloh. O Brasil é um potencial consumidor de smartphones. De acordo com a Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica (Abinee), o faturamento de vendas de aparelhos celulares cresceu 27% no primeiro semestre de vendas no país, e 70% dos modelos vendidos, no mesmo período, são smartphones.
A aposta do Moto X também é em um preço melhor no mercado para um produto de qualidade, considerado o top de linha da empresa. Com tela maior que o anterior, 5,2 polegadas, os designers procuraram manter um tamanho confortável para que o consumidor possa usar apenas uma mão para mexer no celular. "As pessoas não precisam pagar mais para ter uma câmera melhor, um aparelho mais rápido", resume Sérgio Buniac, vice-presidente corporativo da empresa e gerente na América Latina.
A Motorola havia perdido espaço no mercado depois da polarização entre Apple e Samsung na disputa pela liderança de vendas de smartphones. Foi o lançamento do moto G, em novembro de 2013, que deu novo fôlego à empresa. Além do Brasil, o aparelho é bem vendido na Alemanha, na Espanha, na França e no Reino Unido. A novidade na empresa deve ser a venda para a Lenovo, cujo processo de aquisição deve ser concluído até o fim do ano.
Confira os lançamentos:
Moto X
O novo Moto tem acabamento metálico e traseira curva, tela nítida Full HD de 5,2 polegadas e materiais naturais, como capas de bambu e couro. Essas duas últimas versões terão venda limitada para tentar dar ao consumidor a sensação de exclusividade. O Moto X tem desempenho rápido com a versão mais recente do Android. Outra aposta é o comando inteligente de voz, que possibilita o uso de várias funcionalidades do aparelho sem ter de tocá-lo. No Brasil, o Moto X será vendido a partir de hoje nas versões: preto, couro e bambu. O preço sugerido é de R$ 1.499,00.
Moto G
O Moto G tem agora tela HD de 5 polegadas. A câmera é de 8 megapíxels. Uma grande aposta da Motorola é o som estéreo com dois alto-falantes frontais, demanda detectada entre consumidores, que pediram som com qualidade para assistir a vídeos. A promessa é de bateria de longa duração. A velocidade é quad-core e o sistema operacional é o novo Android. Em termos de designer, a empresa aposta em capas coloridas para que o consumidor personalize seu aparelho. O Moto G chega ao Brasil com preço similar ao original. A versão com 8 GB e dois chips tem preço sugerido de R$ 699. E a versão com TV digital, 16 GB de memória interna, dual-SIM e duas capinhas tem preço sugerido de R$ 799.
Moto 360
O Moto 360 é um relógio inteligente. O design é clássico, com formato redondo. O sistema operacional é Android Wear;. A ideia é que o consumidor fique conectado em todos os momentos do dia, especialmente naqueles em que o uso de celular é mais difícil, como uma corrida. É possível obter informações ou responder a mensagens, apenas falando, sem a necessidade de tocá-lo. No Brasil, o relógio chega às lojas em outubro. A previsão de preço não foi divulgada.
Moto Hint
O Moto Hint é um fone de ouvido sem fio. O aparelho permite acesso às funcionalidades do celular usando a voz. Pareado com o Moto X, permite fazer perguntas como ;qual é a previsão para hoje?; ou receber instruções detalhadas de navegação. O Moto Hint também estará no mercadobrasileiro para o Natal de 2014. A previsão de preço não foi divulgada.
A repórter viajou para Chicago a convite da Motorola.