Tecnologia

Facebook apresenta ferramenta para ajustar a privacidade na rede social

A plataforma de Zuckerberg lançou um checape de privacidade. Dessa forma, por meio da central de controles, os usuários podem revisar as configurações das publicações e das informações pessoais

postado em 09/09/2014 11:12
O Facebook sempre enfrentou problemas quanto à privacidade dos usuários. No ano passado, seis organizações norte-americanas enviaram uma carta às autoridades que regulam esse setor nos Estados Unidos, dizendo que algumas mudanças feitas na rede de Zuckerberg violavam um termo de ajustamento assinado em 2011 com a Comissão Federal de Comércio. Um dos itens dizia que o FB estaria usando as imagens dos internautas para fazer propagandas, mas sem o consentimento deles. Na época, a plataforma se defendeu e disse que não fizeram mudanças nesse sentido.

Apesar dos problemas, o Facebook sempre deixou claro que as políticas de privacidade são importantes para empresa. Tanto é assim que no começo deste ano, a empresa alterou definitivamente o público que vê os seus posts, passando de geral para apenas amigos. Segundo a companhia, a atitude veio da resposta do público, que nem sempre se lembrava de modificar essa opção.

Agora, para reforçar esse compromisso, a plataforma de Zuckerberg lançou um checape de privacidade. Dessa forma, por meio da central de controles, os usuários podem revisar as configurações das publicações e das informações pessoais. Segundo o Facebook, ;a ação, tomada em nível mundial, reforça a preocupação da rede social em oferecer todos os controles possíveis para que os usuários saibam de forma clara e fácil com quem estão compartilhando cada tipo de informação;. No mundo, o Facebook tem 1,3 bilhão de usuários, sendo 89 milhões deles no Brasil.

;Nosso objetivo é ajudar as pessoas a compreender claramente com quem estão compartilhando cada conteúdo ou informação. Essa é uma preocupação constante no Facebook e estamos criando esse atalho adicional para facilitar ainda mais o controle sobre essas configurações de privacidade;, diz Camila Fusco, diretora de Comunicação do Facebook no Brasil.

Para ajustar as configurações, basta acessar o Facebook por um desktop. Uma tela com o atalho para os ajustes, logo após o login, aparece. Há a opção de, em apenas três etapas, ajustar a configuração padrão das postagens (públicas, para amigos, entre outras opções), gerenciar os aplicativos ; editar quem pode vê-los ou excluir os que não usa mais.

Os usuários que não desejarem fazer os ajustes de privacidade naquele momento, poderão fechar a tela e retornar às configurações posteriormente. O atalho será posicionado no topo da tela inicial do Facebook (no ícone dedicado às configurações de privacidade, ilustrado por um cadeado).

Para ajudar, o Informática disponibiliza o passo a passo. Veja abaixo (clique para ampliar).

A plataforma de Zuckerberg lançou um checape de privacidade. Dessa forma, por meio da central de controles, os usuários podem revisar as configurações das publicações e das informações pessoais

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação