Tecnologia

Apple apresenta o relógio inteligente da empresa, o Apple Watch

"O Apple Watch é o dispositivo mais pessoal que nós já criamos", disse o CEO da empresa

postado em 09/09/2014 15:08


Durante o tradicional One more thing (ou "Mais uma coisa", em português), no evento de lançamento dos novos iPhone, nesta terça-feira (9/9), Tim Cook mostrou o tão esperado relógio inteligente da empresa, chamado de Apple Watch. "O Apple Watch é o dispositivo mais pessoal que nós já criamos", disse o CEO da empresa. Com uma tela de retina flexiva, laminada com cristal de safira -- material mais resistente que o diamante, o relógio apresenta processador S1, quatro sensores de LED, giroscópio e acelerômetro. O dispositivo será vendido por US$ 349 e estará disponível em 2015.



Ao apresentá-lo, Tim revelou algumas dificuldades de projeto, como o movimento de pinça com os dedos, que serve para dar zoom na tela. Para enfrentar isso, utilizaram a roda lateral do relógio a fim de realizar essa função.

O relógio conta com quase todas as funções do smartphone, inclusive, a assistente de voz Siri também estará disponível, assim é possível fazer pesquisa por voz ou escrever textos. As notificações do smartphone vão ser exibidas no relógio. Eventos do calendário podem ser aceitos ou não também por meio do dispositivo vestível.



[SAIBAMAIS]Respostas curtas a mensagens podem ser dadas diretamente do aparelho. As fotos podem ser ampliadas, mas não é possível capturar imagens com o aparelho. Outra funcionalidade é o mapa, que permite criar percursos e vê-los no pulso. Uma função interessante, mas não muito útil, é a possibilidade de enviar desenhos feitos na tela ou até mesmo os seus batimentos cardíacos por mensagem.

Será possível também que desenvolvedores criem aplicativos para o relógio, Por meio de um software chamado WatchKit. Durante a apresentação, a empresa mostrou o aplicativo do Twitter, da American Airlines, que exibia o horário de voo, e da rede Starwood Hotels, que permite abrir a porta do quarto somente aproximando o dispositivo.

Focada na parte de fitness, Tim Cook mostrou um aplicativo para o relógio. Ele monitora a atividade e o movimento e auxilia nos exercícios. Por meio dele, é possível verificar quantas calorias foram gastas e vai mandar mensagens para te motivar a continuar na atividade física.

Há seis tipos de pulseiras, em materiais como couro, metal e aluminío. A aparência pode ser totalmente personalizada. O relógio vai funcionar com o iPhone a partir da versão 5.

Com informações de Thiago Amâncio e Ataide de Almeida Jr.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação