Jornal Correio Braziliense

Tecnologia

Janela muda de cor e escurece sem gastar energia em casa inteligente

Entre as vantagens desse tipo de dispositivo, estão o controle da luz e da temperatura de um ambiente ao apertar de um botão

Um grupo de pesquisadores de Cingapura desenvolveu uma janela inteligente que muda de cor. A tecnologia usa um pigmento conhecido como azul da prússia para gerar uma reação química que ora torna o vidro transparente, ora deixa o material azulado. A abordagem, descrita na edição de hoje da revista Nature Communications, chama a atenção por não gastar eletricidade, como outras janelas que escurecem e retomam a transparência sob comando.



O modelo econômico desenvolvido na Universidade Tecnológica de Nanyang, em Cingapura, procura resolver esse problema. Ele usa eletrodos de alumínio e de hexacianoferrato férrico, um pigmento conhecido como azul da prússia, para fabricar um material azulado e semitransparente. Quando dois eletrodos do dispositivo são conectados, a substância passa por uma reação química e se torna branca. Isso deixa o material completamente translúcido, como uma janela comum.

A matéria completa está disponível para assinantes. Para assinar, .