postado em 30/09/2014 09:38
Em um mercado com ascensão de tablets e notebooks híbridos, ainda há empresas que apostam na demanda por leitores de e-books. A Saraiva é uma delas. Com o Lev, a editora e varejista fincou os dois pés em um setor com fortes concorrentes, como a Amazon, a Livraria Cultura e a Barnes & Noble. Com duas versões disponíveis para o mercado e apostando as fichas na integração entre o aparelho e a própria editora, o Informática testou o Lev, que obteve bons resultados na utilização.
O primeiro ponto a se tratar talvez seja o maior destaque do Lev: o dispositivo possui o recurso de PDF Reflow, que adapta esses arquivo a um leiaute mais dinâmico e confortável para leitores de e-books. O desempenho com esse tipo de documento foi satisfatório e faz com que essa qualidade defina um nicho de consumidores para o aparelho ; um público que frequentemente usa e depende desse formato. Sem modificar a extensão PDF, e sem gerar perdas nas configurações próprias, o Lev se destaca dos demais concorrentes.
Sobre a parte física, a Saraiva apostou em um leitor de e-books com design alternativo aos outros aparelhos do mercado. Com bordas arredondadas, ele funciona basicamente pela tela sensível ao toque, que possui seis polegadas. Existem apenas dois botões: um logo abaixo do display, próximo à entrada microUSB, que dá acesso ao menu do aparelho e demais funções; e outro no canto inferior direto, na dimensão da espessura, que serve para ligar/desligar e para acionar o modo de descanso.
Em alguns momentos durante o teste, o touchscreen falhou ou demorou a responder. No entanto, nada que prejudicasse a leitura e o uso do dispositivo. Como até a mudança de páginas exige o toque, alguns usuários podem preferir àqueles com botões físicos.
Ficha
Armazenamento: 4GB
Tela: 6 polegadas
Dimensões (A x L x E em cm): 16,6 x 12 x 9,4
Peso: 190g
Conectividade: wi-fi, microUSB
Tipo de arquivos: ePUB, PDF, HTML, TXT e FB2
Resolução: 768 x 1.024 pixels
Preço: R$ 475
Temperatura média: 8,5
Memória interna e leitor de arquivos PDF deram nota boa ao Lev
O Lev possui o recurso PDF Reflow, que melhora a leitura desse tipo de arquivo em e-readers
Memória interna
O armazenamento de 4GB já é suficiente para milhares de livros
Modos
Com 20 níveis e intensidade de iluminação e um modo noturno, a leitura fica mais confortável
Touchscreen
A sensibilidade da tela falhou em alguns momentos do teste
A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, clique aqui.