O Apple Pay, novo sistema de pagamento dos recém-lançados iPhones 6, desagradou os clientes nos últimos dias. Consumidores reclamaram que houve dupla tarifação das transações realizadas por meio do aplicativo.
Para substituir a presença física dos cartões de crédito, o novo sistema permite fazer pagamentos com a aproximação do aparelho celular a um sensor nos estabelecimentos de compra.
O consumidor Samuel Burk, em entrevista ao canal de televisão CNN, informou que ao utilizar o Apple Pay na última segunda-feira (21/10), as compras realizadas com o cartão de débito do Bank of America, cadastrado no sistema de pagamento, apareceram no extrato bancário duas vezes no dia seguinte.
Diante do erro, Burk procurou o banco responsável pelo cartão. A instituição alegou que o problema era com a Apple. Porém, segundo o rapaz, a Apple se esquivou da responsabilidade, já que a empresa não mantém os registros das transações, por motivos de segurança.
Burk efetuou uma chamada telefônica simultânea, com a Apple e o Bank of America. Apesar de não revelar detalhes sobre a ligação, o cliente informou que o banco - apesar se isentar da responsabilidade sobre a falha - devolveu o dinheiro.
O Bank of America confirmou ao jornal The Huffington Post que reembolsará todos os clientes prejudicados, e não haverá cobrança extra em caso de eventuais taxas de cheque especial. "Pedimos desculpas pelo inconveniente e estamos trabalhando para corrigir o problema", disse Tara Burke, porta-voz do Bank of America. A Apple não se pronunciou sobre o caso.