Tecnologia

Softwares para smartphones facilitam a vida dos turistas e sugerem roteiros

Compra de passagens, reserva de albergue ou hotel, aluguel de carro e até roteiros completos acessíveis 24 horas por dia na rede, inclusive, na palma da mão

postado em 02/12/2014 10:02
Já passou o tempo que agências eram a maneira mais fácil de planejar uma viagem. A internet é, atualmente, a principal ferramenta utilizada por quem pretende sair em férias ou até largar tudo e dar a volta ao mundo. Compra de passagens, reserva de albergue ou hotel, aluguel de carro e até roteiros completos acessíveis 24 horas por dia na rede, inclusive, na palma da mão. Para não perder nenhuma dica, uma fórmula: conexão.

Thiago Araújo costuma viajar sozinho e utiliza apps para celular: o conselho é ficar atento às informações

A administradora Ana Helena Oliveira, 36 anos, costuma planejar as viagens sozinha, utilizando apenas informações da internet. Ela diz que os apps para smartphones e tablets também ajudam muito na hora de organizar um roteiro. ;Já consegui passagem aérea mais barata pesquisando em um aplicativo, e fiz minha agente de viagem comprar. Ela nem sabia daquela opção de valor;, lembra a administradora.

Segundo Ana Helena, alguns sites de pesquisa oferecem opções mais em conta, por isso é importante buscar boas referências. ;Costumo consultar páginas como o JetCost, Atrapalo e Skyscanner;, diz Ana, que também recomenda o Tripadvisor (disponível também em versão móvel) para fazer pesquisas de locais para visitar e ver as dicas e sugestões.



E é, justamente, por conta de tantas facilidades, que se deve ficar atento a todas as informações que têm acesso livre. O biólogo Thiago Araújo, 29, também costuma viajar sozinho desde os 20 anos. Aventureiro, ele conta que passou por algumas situações inusitadas, mas ainda assim prefere correr os riscos. ;Em São Tomé das Letras (MG), por exemplo, o site do hotel informava que o local era praticamente um resort, mas levei quase duas horas para encontrá-loe, quando cheguei, até barata no quarto tinha;, lembra.

A matéria completa está disponível , para assinantes. Para assinar, .

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação