Tecnologia

Vídeo: museu usa tecnologia para "escanear" presidente e faz "Obama em 3D"

Peça é a primeira a retratar um chefe de estado com a tecnologia, que recria com perfeição a imagem da pessoa retratada

postado em 03/12/2014 11:28
[VIDEO1]

O Museu Smithsonian, em Washington D.C./EUA, criou um busto do presidente Barack Obama usando técnica de impressão em 3D. Para isso, foram usadas 50 câmeras de LED, oito câmeras digitais esportivas de alta resolução e seis câmeras digitais com lentes de amplo ângulo. Além disso, foi empregado um scanner 3D portátil, o que permitiu uma leitura dinâmica do rosto do presidente. Este é o primeiro busto presidencial a se valer dessa tecnologia, que permite uma recriação perfeita da imagem do retratado.

Após a coleta dos dados, as informações foram repassadas ao computador a partir de um software específico para criar, virtualmente, um modelo em três dimensões da cabeça de Obama. Com o modelo virtual pronto, a equipe utilizou uma impressora 3D que emprega lasers de sinterização (processo no qual materiais em pó são transformados em substâncias sólidas devido às altas temperaturas do laser) para criar a peça em si.

A obra estará em exposição no museu até 31 de dezembro. Após a exposição, o busto será integrado à Galeria Nacional, que contém imagens de cada presidente americano, incluindo as máscaras de gesso dos presidentes Abraham Lincoln e George Washington.


Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação