Tecnologia

Venda de GTA V é suspensa por grandes distribuidoras da Austrália

A decisão foi tomada após ex-prostitutas lançarem uma petição que recolheu 40 mil adesões

Agência France-Presse
postado em 04/12/2014 09:07
Os gigantes australianos da grande distribuição Target e Kmart anunciaram nesta quinta-feira (4/12) que retiraram de suas prateleiras Grand Theft Auto V (GTA) - videogame de renome mundial no qual é preciso matar e trapacear para vencer - porque fomenta a violência contra as mulheres.

Target e Kmart, integrantes do holding Wesfarmers, tomaram a decisão de não vender a quinta versão do GTA após uma petição lançada por ex-prostitutas que recolheu 40 mil adesões.

A decisão foi tomada após ex-prostitutas lançarem uma petição que recolheu 40 mil adesões

"Jogos como esse preparam mais uma vez uma nova geração de meninos a tolerar a violência contra as mulheres", afirma o texto da petição. "Fomenta a epidemia de violência sofrida por tantas meninas e mulheres na Austrália e em todo o mundo", acrescenta o documento, que fala de um jogo "repugnante".

A Target, com 300 lojas na Austrália, afirmou que o grupo deseja levar em consideração as inquietações da sociedade australiana. No entanto, continuará vendendo outros videogames proibidos para menores de 18 anos.


O GTA, lançado em 1997 em uma versão que provocou polêmica desde o início, e que tem legiões de fãs em todo o mundo, coloca em cena um trio muito particular que atua em uma cidade chamada Los Santos, em uma referência a Los Angeles.

As novas aventuras do trio não ajudam a aliviar o debate, já que há diversas cenas de relações sexuais com prostitutas, de condução de veículos em estado de embriaguez ou assassinatos.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação