Publicidade

Estado de Minas

Programa criado na USP permite a fabricação de moldes de roupa sob medida

O objetivo da ferramenta é facilitar o trabalho de cooperativas de costureiros que não tenham conhecimento aprofundado nas técnicas de moda


postado em 08/12/2014 07:21 / atualizado em 08/12/2014 07:21

Cópias do vestido da princesa Isabel produzidas com a ajuda do programa ePMG: fácil de usar(foto: Fausto R. Viana/Grupo de Pesquisa Núcleo de Traje e Tecnologia/USP)
Cópias do vestido da princesa Isabel produzidas com a ajuda do programa ePMG: fácil de usar (foto: Fausto R. Viana/Grupo de Pesquisa Núcleo de Traje e Tecnologia/USP)


Um software criado no Brasil pode tornar a criação de roupas mais prática, econômica e acessível para quem tem conhecimento limitado em moda. O eletronic Pattern Making Generator (ePMG), desenvolvido por um grupo de pesquisa da Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH) da Universidade de São Paulo (USP), automatiza o processo de produção de moldes personalizados para costura, gerando modelos sob medida. Basta digitar os dados, imprimir e costurar.

O trabalho de desenvolvimento do programa começou há três anos, por iniciativa da professora Isabel Cristina Italiano, do curso de têxtil e moda. Ela tinha a intenção de criar um programa de instrução para que comunidades carentes pudessem formar coorperativas de corte e costura e gerar renda com o trabalho. No entanto, transmitir a muitas pessoas a técnica de adaptar roupas aos diferentes manequins poderia ser um desafio. “Esse processo de graduação dos moldes é complicado, principalmente para pessoas com pouca instrução ou pouco treinamento”, afirma Isabel.

Ela aponta que já havia programas feitos para desenvolver moldes digitais, mas que todos exigiam um conhecimento aprofundado da arte de produzir roupas e dos softwares. A ideia do grupo era desenvolver um aplicativo intuitivo, que fizesse a maior parte do trabalho sozinha. Para isso, os autores do trabalho tiveram de traduzir os moldes para a linguagem computacional e criar uma fórmula que permite ao software modificar os desenhos sempre que um novo valor de medida é apresentado.

A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, clique aqui.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade