Tecnologia

Novo jogo do Naruto não repete a qualidade do mangá e frustra fãs

A qualidade conhecida dos animes e dos mangás de Naruto não se repete no novo jogo. De forma entediante, o game passa longe de ser a série que ganhou o mundo com o ninja mais famoso da atualidade

postado em 23/12/2014 08:02
Naruto Shippuden %u2014 Ultimate Ninja Storm Revolution não consegue acompanhar a qualidade do mangá ou do anime. Pode até ser uma boa pedida, mas, para quem é muito fã da série

Em 1999, era lançado, no Japão, um dos mangás de maior sucesso de todos os tempos, Naruto. Os quadrinhos contam a história de um jovem ninja da Vila Oculta da Folha (Konoha ou Konohagakure no Sato), Uzumaki Naruto, cujo sonho é chegar a Hokage (líder da vila). A simplicidade do personagem, os traços belos e o enredo forte transformaram Naruto em fenômeno mundial. No entanto, isso não deve ocorrer com o jogo. Com excesso de diálogos e jogabilidade ruim ; além de gráficos nada bons ;, o game é monótono e tende a não prender o jogador.

O jogo contém os modos Fugas Ninja, o Torneio Ninja, o Online e o novo Torneio Mundial Ninja, a história principal do game, no qual o usuário poderá escolher entre diversos personagens para começar a saga. Com um mapa grande a ser explorado, o jogador precisar conversar com outros ninjas para poder receber explicações e avançar. Além do excesso de diálogos, os gráficos dessa etapa deixam a desejar, lembrando muito jogos de consoles antigos. Para iniciar as lutas, o personagem precisa se cadastrar no torneio ninja e passar por uma avaliação de combate.

Leia mais matérias em Tecnologia

Diferentemente do mapa, na luta, os gráficos são muito bons, lembrando os do anime. Porém, a jogabilidade é ruim. Nos combates do Torneio Mundial, você luta ; sozinho ou em equipe ;, contra outros três adversários, e o objetivo, ao contrário de qualquer embate, não é derrotar o oponente, mas sim ganhar moedas. Cada personagem começa com mil e, no decorrer da luta, vai perdendo ou ganhando. No fim, quem tiver com mais ganha.

Após passar pelo teste inicial, o jogador precisa responder um quiz com cinco perguntas sobre a história de Naruto. Quem não conhece o mangá vai largar o jogo nessa etapa ; a não ser que tenha paciência para procurar as respostas na internet, o que demanda um tempo desnecessário para continuar a partida. Até para quem leu as revistas ou assistiu aos animes, as perguntas podem ser difíceis.

A parte positiva do modo é que, ao avançar nas fases, liberam-se novos personagens, que podem ser utilizados em outras partes do jogo. Além disso, novos golpes surgem, o que torna possível melhorar as habilidades do ninja. Outro ponto interessante é que o usuário não é obrigado a jogar sempre com o primeiro personagem. A cada avanço de categoria no Torneio Mundial, que começa na D e termina na S (nível mais avançado que se pode alcançar), há a possibilidade de trocar e escolher outro herói e continuar saga.

Outras batalhas
No Fugas Ninja, o jogador terá à disposição vídeos produzidos exclusivamente para o game, que contam histórias do arco de Naruto, e surgem de acordo com o avanço do jogo. Essa fase lembra muito o Mortal Kombat Komplete Edition, onde o jogador assiste à trama, mas, na hora dos combates, assume o papel dos ninjas, realizando as lutas. Mais uma vez, quem não conhece a história por trás de Naruto não vai entender o contexto das animações. As narrativas disponíveis são: Criação da Akatsuki, Os dois Uchiha e Os confins da esperança.

O Torneio Ninja é o modo versus do jogo, no qual é possível jogar contra os amigos ou o computador, tendo opções de lutas individuais e em equipe. Os ninjas que foram desbloqueados no Torneio Mundial e no Fugas Ninja estão disponíveis, com isso, a gama de personagens chega a 100 heróis e vilões.

Tanto no Torneio Ninja, quanto no Fugas Ninja, as lutas são decididas de forma padrão: quem tiver a barra de vida zerada primeiro, perde. Mais uma vez, a jogabilidade é ruim, as arenas muito grandes, e a forma como os lutadores se dispõem na tela dificulta o combate. Com uma temática parecida com as versões de Tekken, o jogo não apresenta os personagens lado a lado para lutar, mas livres para rodar pela cena. Com isso, você tem que, literalmente, correr atrás do adversário.

O ponto forte do jogo é a semelhança com a história original. As vozes em japonês são as mesmas que dublaram a animação para a tevê. A quantidade de personagens impressiona, as vestimentas e as características são iguais aos do mangá e do anime. Os gráficos das lutas são bons. É possível realizar uma sequência grande de ataques com cada ninja. Para quem é fã, os animes do Fugas Ninjas são simplesmente sensacionais, principalmente por mostrar assuntos que ninguém nunca viu.

Naruto Shippuden ; Ultimate Ninja Storm Revolution não consegue acompanhar a qualidade do mangá ou do anime. Pode até ser uma boa pedida, mas, para quem é muito fã da série. Com uma jogabilidade ruim e uma história principal monótona, um jogador comum pode abandonar facilmente o jogo. Mesmo aqueles que conhecem um pouco do assunto podem se sentir entediados ao tentar jogar e não concluir o game.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação