Tecnologia

Estudo da PwC aponta um aumento de 48% em ataques cibernéticos em 2014

Por dia foram identificados, em média, 117.339 novos incidentes. Prejuízo financeiro aumentou 34% em relação a 2013. No entanto, investimentos em segurança caíram 4%

postado em 05/01/2015 19:03

Por dia foram identificados, em média, 117.339 novos incidentes. Prejuízo financeiro aumentou 34% em relação a 2013. No entanto, investimentos em segurança caíram 4%

O resultado da pesquisa Managing cyber risks in an interconnected world, realizada pela empresa de Network PwC, causou preocupação no meio empresarial. Em todo o mundo foram detectados 42,8 milhões de ataques cibernéticos - crescimento de 48% em relação a 2013, aproximadamente 117.339 novos incidentes por dia. Este aumento impactou diretamente nos custos das empresas, as perdas financeiras atribuídas a falhas de segurança cibernética aumentaram 34% em relação ao ano passado.

O investimento médio feito pelos empresários em 2014 foi de US$ 4,1 milhões, 4% menor que em 2013. No entanto, os custos de incidentes de segurança continuam a subir, o estudo da PwC constatou que o cenário se deve ao fato de que muitas organizações não atualizam os processos críticos e as tecnologias de segurança da informação. Assim como não dão o real valor às necessidades de treinamento dos funcionários.

Os maiores culpados pelos cibercrimes - de acordo com o estudo - são atuais ou antigos funcionários das empresas, embora isso não significa que todos os funcionários acusados exibem um comportamento malicioso. Em muitos casos, eles podem, sem intenção, comprometer dados por meio da perda de dispositivos móveis ou serem alvo de esquemas de phishing (fraudes eletrônicas).

A pesquisa detectou ainda, que as empresas de menor porte - orçamento até US$ 100 milhões - foram as que menos identificaram ataques aos seus sistemas. E que a América do Sul foi a região de maior queda na identificação de incidentes - 9% menor do que 2013.

Além dos ataques cibernéticos, outra ;dor de cabeça; - principalmente depois das acusações de Edward Snowden sobre esquemas de espionagem cibernética do governo norte-americano - é a vigilância feita pelos governos. Em nível global, a pesquisa da PwC revelou que 59% dos executivos entrevistados afirmaram estar preocupados com algum tipo de vigilância cibernética dos governos. Essa preocupação é mais notável em executivos da China (93%), Índia (83%) e Brasil (77%).

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação