Tecnologia

Vendas de tablets devem crescer pouco em 2015, diz consultoria Gartner

Especialistas apontam queda nas compras do setor e indicam a falta de inovação como um dos principais responsáveis pela mudança

postado em 07/01/2015 15:50
Especialistas apontam queda nas compras do setor e indicam a falta de inovação como um dos principais responsáveis pela mudança

Apesar de ainda serem um dos tipos de aparelhos eletrônicos mais desejados, os tablets não vendem mais como há alguns anos. E, de acordo com a consultoria Gartner, essa tendência seguirá em 2015. De acordo com a empresa, as vendas mundiais de tablets devem alcançar a marca de 223 milhões de unidades este ano, o que representaria um crescimento de 8% em comparação com os números de 2014.

[SAIBAMAIS]Há cerca de quatro anos, quando os tablets foram introduzidos no mercado, a categoria de produto apresentou impressionantes quantidades de unidades vendidas. Isso se alterou ano a ano, desde então, e 2015 deve ser um novo recorde baixo caso a previsão da Gartner se confirme. Ranjit Atwal, diretor de pesquisa da empresa, diz que a situação é alarmante para o setor, já que ;nos últimos dois anos, as vendas globais de tablets cresciam em uma taxa de dois dígitos;, em contraste à porcentagem de 8% indicada para 2015.

Para Atwal, há algumas razões principais para esse tipo de queda. A primeira é a durabilidade dos produtos: diversas famílias têm o hábito de compartilhar o mesmo aparelho e as empresas lançam constantes atualizações de software para os tablets, o que ajuda a mantê-los a par das grandes novidades e recursos inéditos. Outra explicação é a falta de inovação no hardware em si, o que não incentiva a troca para modelos novos.

A Gartner apontou ainda que uma possível solução para o setor é um foco maior, por parte das fabricantes, em criar experiências de tecnologias que sejam altamente personalizadas para cada usuário. Ou seja, um mercado em que a relação vendedor-comprador seja ;mais pessoal, com serviços e propagandas automaticamente adaptadas às demandas do consumidor;, de acordo com Atwal.

Com informações de Max Valarezo

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