postado em 07/01/2015 15:50

Apesar de ainda serem um dos tipos de aparelhos eletrônicos mais desejados, os tablets não vendem mais como há alguns anos. E, de acordo com a consultoria Gartner, essa tendência seguirá em 2015. De acordo com a empresa, as vendas mundiais de tablets devem alcançar a marca de 223 milhões de unidades este ano, o que representaria um crescimento de 8% em comparação com os números de 2014.
[SAIBAMAIS]Há cerca de quatro anos, quando os tablets foram introduzidos no mercado, a categoria de produto apresentou impressionantes quantidades de unidades vendidas. Isso se alterou ano a ano, desde então, e 2015 deve ser um novo recorde baixo caso a previsão da Gartner se confirme. Ranjit Atwal, diretor de pesquisa da empresa, diz que a situação é alarmante para o setor, já que ;nos últimos dois anos, as vendas globais de tablets cresciam em uma taxa de dois dígitos;, em contraste à porcentagem de 8% indicada para 2015.
Para Atwal, há algumas razões principais para esse tipo de queda. A primeira é a durabilidade dos produtos: diversas famílias têm o hábito de compartilhar o mesmo aparelho e as empresas lançam constantes atualizações de software para os tablets, o que ajuda a mantê-los a par das grandes novidades e recursos inéditos. Outra explicação é a falta de inovação no hardware em si, o que não incentiva a troca para modelos novos.
A Gartner apontou ainda que uma possível solução para o setor é um foco maior, por parte das fabricantes, em criar experiências de tecnologias que sejam altamente personalizadas para cada usuário. Ou seja, um mercado em que a relação vendedor-comprador seja ;mais pessoal, com serviços e propagandas automaticamente adaptadas às demandas do consumidor;, de acordo com Atwal.
Com informações de Max Valarezo