postado em 07/01/2015 19:50
O game Bayonetta 2, lançado em outubro do ano passado exclusivamente para o WiiU, foi o mais acessível para deficientes em 2014. Essa é a opinião da AbleGamers Foundation, organização dos Estados Unidos que defende a criação de jogos que levem em consideração as pessoas que possuem diferentes tipos de deficiência (seja visual, auditiva, móvel ou cognitiva).
Segundo comunicado da AbleGamers, Bayonetta 2 serviu como um grande exemplo de que é possível fazer um jogo extremamente popular para o grande mercado e acessível ao mesmo tempo. O principal motivo da escolha feita pela fundação é o modo de combate de um botão só, que altera os controles do jogo e simplifica os comandos na hora de desferir golpes. ;Bayonetta 2 não é um estilo de game que deveria ser acessível, mas a PlatinumGames deu passos extras para transformá-lo assim, o que merece ser elogiado;, declarou a AbleGamers.
[SAIBAMAIS]Ao comentar o combate de um botão só, a AbleGamers defendeu ainda a adoção desse tipo de estratégia por outros jogos. ;Títulos populares como Shadow of Mordor poderiam facilmente implementar um modo de um botão para quem precisa desse tipo de acessibilidade, ao mesmo tempo em que deixa os controles complicados para quem prefere esses métodos, recompensando jogadores com um game topo de linha que é acessível para todos;, diz o comunicado da organização.
E, pela primeira vez, a eleição da AbleGamers selecionou também jogos indies para celebrar. Os primeiros escolhidos foram Always Sometimes Monsters e This War of Mine, elogiados pelas mecânicas simples (This War of Mine, por exemplo, é todo controlado por mouse) e pela arte acessível para daltônicos.
Outros lançamentos de 2014 figuraram na lista de menções honrosas da AbleGamers, como Pokémon Alpha Sapphire / Omega Ruby, Hearthstone, Tropico 5, Civilization: Beyond Earth e Sims 4.
Com informações de Max Valarezo