Publicidade

Estado de Minas

Google coloca em risco usuários de versões antigas do sistema Android

Empresa deixará de atualizar ferramenta WebView para aparelhos mais velhos, o que pode facilitar a ação de hackers


postado em 13/01/2015 15:53 / atualizado em 13/01/2015 15:58


Quase 1 bilhão de usuários do sistema Android terão uma queda na segurança de seus aparelhos. Segundo informações da Forbes, a Google anunciou que o módulo WebView não receberá mais atualizações nas plataformas 4.3 Jelly Bean e versões anteriores.

Para quem não sabe, o WebView é um componente bastante usado no desenvolvimento de aplicativos para Android. Ele é capaz de exibir páginas da web sem que seja necessário abrir outro programa separado. Porém, a ferramenta também é amplamente usada por hackers para ter acesso aos dados de usuários do sistema da Google. Assim, deixar de atualizá-lo representa facilitar o uso de cibercriminosos.

Segundo a Google, a justificativa para interromper as atualizações do WebView é de que a ferramenta foi substituída por um padrão mais robusto e eficiente nas versões mais atuais, 4.4 Kit Kat e 5.0 Lollipop. Mas a ação também pode ser considerada como um fator para obrigar usuários a atualizarem suas plataformas e mesmo impulsionar a venda de novos aparelhos.

Cabe ressaltar que 60% dos donos de aparelhos Android ao redor do globo ainda contam com versões anteriores a 4.4, o que representa aproximadamente 930 milhões de dispositivos.

Como se proteger
Apesar da medida ser negativa, vale lembrar que boa parte dos ataques podem ser evitados com medidas simples dos próprios usuários. Confira algumas dicas:

- Baixe aplicativos apenas em lojas oficiais
- Prefira redes fechadas para acessar sites com informações sigilosas, como dados pessoais e senhas
- Procure manter um aplicativo de antivírus instalado e atualizado
- E apesar de ser uma dica antiga, não abra e-mails de desconhecidos, mesmo no celular

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade