postado em 14/01/2015 16:35
A briga no mercado de smartphones não é fácil. A cada dia são lançados novos aparelhos com recursos diferenciados e avanços tecnológicos. Não é à toa que a Sony, pouco tempo depois de lançar a linha Xperia Z2, já fez questão de colocar nas lojas a geração Z3 de seus celulares, com pequenas melhorias para manter o dispositivo como topo de linha.
A primeira mudança visível está no visual. Apesar da tela ter o mesmo tamanho, 5,2 polegadas, o Z3 conta com bordas arredondadas, mais ergonômicas que seu antecessor. Outra diferença está no tipo de cartão SIM usado. A nova geração tem slot apenas para nano SIM. A vantagem é que o cartão ocupa menos espaço, porém, há uma certa dificuldade em colocar e tirar o cartão da minúscula gaveta que ocupa.
[SAIBAMAIS]Ainda por fora, um dos problemas do Xperia Z2 não foi solucionado. A parte traseira, revestida de vidro temperado, é bastante bonita e até mesmo resistente. Entretanto, por ser muito lisa, faz com que o aparelho escorregue ou deslize em superfícies com muita facilidade. Tanto que, durante o teste realizado, o smartphone caiu e teve a tela avariada. Então, uma dica para quem adquirir o Z3 é comprar logo uma capa protetora, de preferência emborrachada para que ele não saia escorregando por aí.
Por dentro, as mudanças foram sutis. Em relação ao hardware, o Z3 apresenta leve melhoria no clock, com processador quad core de 2,5GHz, mantendo-se os 3GB de memória RAM e espaço interno de 16GB, expansíveis por meio de um cartão microSD.
O sistema operacional é também basicamente o mesmo. O Android 4.4.4 Kit Kat continua sendo utilizado em uma versão moldada pela Sony. Assim, estão disponíveis diversos aplicativos próprios da fabricante, como Walkman, de áudio e música, Playstation, que mantém conexão com o videogame, Xperia Lounge, com informações da empresa, entre outros.
Para ver e ouvir
Com expertise em aparelhos eletrônicos diversos, o forte da Sony é a qualidade multimídia. No quesito áudio, por exemplo, o Xperia Z3 conta com um sistema de cancelamento de ruídos que permite sons bem mais claros e agradáveis. Entretanto, é necessária a compra de fones específicos, que não costumam ser muito baratos. Ainda assim, para quem aprecia ouvir músicas em alta qualidade, é um diferencial interessante.
A parte visual também não ficam para trás. A tela tem um bom tamanho, com resolução de 1.920 x 1.080 pixels e densidade de 424ppi, garantindo boa nitidez e contraste. Para quem quer registrar imagens, a câmera de 20,7MP não decepciona. Além da qualidade da captura, há diversas funções, como fotos com som, efeitos diversos, fundos animados, conexão com outras câmeras da marca - permitindo fotos de ângulos diferentes ao mesmo tempo - , inclusão de informações como uma espécie de realidade aumentada, fotos panorâmicas tanto na horizontal quanto na vertical, filmes em câmera lenta, entre outras.
Mas um dos principais destaques é a possibilidade de gravação de vídeos em 4K. Mesmo com poucos aparelhos aptos a mostrar toda a qualidade de imagem, os detalhes e nitidez impressionam. Só é preciso tomar cuidado, pois dependendo do ambiente, o celular pode superaquecer e parar de funcionar por um tempo. A sorte é que agora ele salva a gravação antes de desligar. Outra dica é lembrar de introduzir um cartão de memória, pois os arquivos 4K ocupam bastante espaço.
De olho na saúde
Quem adquire o Xperia Z3 recebe também a pulseira inteligente SmartBand. O gadget se conecta ao smartphone via Bluetooth e permite consultar diversas ações, como passos dados, velocidade, distâncias percorridas, etc. Todos os dados são armazenados no aplicativo Lifelog. Dessa maneira, pode-se checar os históricos das atividades e definir metas de exercícios. A pulseira ainda vibra para avisar de notificações e permite controlar algumas ações do celular, como mudar a música ou tirar foto a distância.
Por último, vale ressaltar o poder da bateria do Z3. Em um segmento em que atualmente quase todos os aparelhos necessitam uma carga diária, o dispositivo da Sony consegue de manter bem por quase dois dias. E a durabilidade pode aumentar ainda mais com o uso de recursos como o Ultra Stamina Mode, que permite apenas o uso das funções mais básicas.
Assim, por mais que o Xperia Z3 não conte com as especificações mais avançadas do mercado, os recursos exclusivos da Sony proporcionam um bom leque de funções, com destaque para imagem e áudio. O preço é um pouco salgado. Em média, são cobrados R$ 2,5 mil pelo aparelho desbloqueado, um pouco a mais do que concorrentes do mesmo porte. Mas o preço vale a pena, principalmente para quem conta com outros dispositivos da marca. Além disso, a fabricante é conhecida pela durabilidade de seus produtos, sendo que o Z3 apresenta proteção a água e poeira.
[VIDEO1]