Jornal Correio Braziliense

Tecnologia

Com alguns cuidados simples é possível aumentar a vida útil do computador

O próprio usuário do aparelho pode fazer com que o PC dure muito mais tempo sem deixar cair a performance



Instalação e manutenção de antivírus
Você já deve estar cansado de saber, softwares antivírus são imprescindíveis a qualquer computador. São eles que vão proteger o seu PC contra os chamados vírus, worms, spywares e demais acessos indesejados. E, principalmente, vão impedir as ações maléficas de cibercriminosos, que estão sempre de olho em alguma falha de segurança do seu computador para atacar e causar prejuízos, muitas vezes irreversíveis. Além do roubo de dados, que pode levar a perdas materiais, sua máquina corre o risco de ser danificada, levando a travamentos ou fazendo com que alguns programas instalados sejam executados inadequadamente. E você só consegue evitar tais transtornos e prejuízos instalando os programas antivírus, anti-spyware e firewall devidamente atualizados. Nem sempre você vai gastar com isso, uma vez que há no mercado ótimas opções de softwares de segurança gratuitos, como Avast, Avira e Kaspersky, entre outros. Todos oferecem também versões mais avançadas e que dão maior proteção (esses, geralmente, são pagos, sendo que a maior parte tem atualizações automáticas quando a máquina está conectada à internet).

Desinstalar programas
Uma forma de aumentar a vida útil da sua máquina é desinstalar programas que não têm qualquer uso. Veja como fazer isso:

Vá em ;Menu Iniciar; e clique no item ;Painel de controle;.

Selecione a opção ;Programas e recursos;. Vai aparecer na tela uma lista mostrando todos os programas instalados na sua máquina.

Com o botão direito do seu mouse, clique sobre o programa que deseja remover e, em seguida, selecione a opção ;Desinstalar;. Lembre-se de que, para obter totalmente o efeito que você deseja, é preciso ainda deletar as pastas dos programas desinstalados.

Cuidado ao ligar e desligar
Ainda hoje há quem desligue e ligue o computador apertando diretamente o botão Power. Agindo assim, você pode causar um desgaste mais acelerado de muitos componentes da máquina, especialmente nos discos rígidos e no cooler. Portanto, aja como manda a regra: vá ao ;Menu Iniciar; e selecione a opção ;Desligar;. Você nunca deve ligar seu computador durante tempestades. É comum, nessas situações, descargas elétricas queimarem peças importantes da máquina, levando até a uma perda total. Para diminuir tais riscos, há no mercado várias opções de estabilizadores e no-breaks. Além de regular a voltagem e a pureza da energia que chega até os eletrônicos conectados, o chamado no-break UPS (sigla em inglês para fonte de energia ininterrupta), é capaz de manter o PC ligado por alguns minutos em caso de queda de energia. ;Não sou muito a favor do uso de estabilizadores. O grande problema são mesmo as quedas de energia. Recomendo, assim, um bom filtro de surtos e um no-break, nem que seja para logo em seguida o usuário correr e desligar suavemente tudo. Em algumas regiões, pontas de distribuição ou até em instalações não muito boas (como no mesmo circuito de elevadores), recomendo um bom no-break;, diz Erik de Britto.

Refrigeração

Qualquer computador deve ficar longe do sol e de muita umidade. Isso porque a luz solar incidente sobre a CPU, principalmente se ela estiver instalada em um ambiente de pouca ventilação, pode provocar superaquecimento com consequentes travamentos. Por isso, mantenha sempre sua máquina em lugares arejados. Caso não seja possível, você deve, então, instalar coolers extras, como na placa de vídeo, no processador e no gabinete. É fácil encontrar programas que ajudam a mostrar se a temperatura está adequada. Exemplos disso são o Core Temp, o SpeedFan, o AIDA64, o Intel Desktop Utilities e o Speccy. Lembre-se de que não se deve fazer overclock no processador ou na placa de vídeo, pois, se o PC não receber a ventilação adequada, poderá estragar. Tenha ainda cuidado ao colocar o gabinete perto de janelas ou lugares em que haja umidade. Não é raro placas-mãe se perderem devido à corrosão causada por uma fresta de janela, por exemplo, em época de chuvas.