Jornal Correio Braziliense

Tecnologia

Microsoft anuncia HoloLens, computador holográfico em formato de óculos

Empresa pretende trazer hologramas para os espaços cotidianos de usuários



Em evento realizado nesta quarta-feira (21/1) ao vivo pela internet para apresentar novidades sobre o Windows 10, a Microsoft aproveitou para apresentar produtos inéditos que utilizarão o novo sistema operacional. O grande destaque ficou para o HoloLens, um computador em formato de óculos para a visualização de hologramas.

[SAIBAMAIS]O produto tem visual semelhante aos aparelhos de realidade virtual que têm aparecido na internet nos últimos anos, como o Oculus Rift. Este equipamento, porém, não tem o intuito de ;levar os usuários até o mundo virtual, mas trazer a tecnologia para o nosso ambiente;, comentou o brasileiro Alex Kipman, executivo da Microsoft que apresentou a novidade. Ou seja, com o HoloLens, será possível visualizar hologramas no chão, em mesas e paredes ao redor.

Para funcionar, o HoloLens não precisará de cabos nem de conexão com smartphone. Além disso, o aparelho terá lentes transparentes e tecnologia de reconhecimento espacial. Assim, caso um holograma esteja atrás do usuário no ambiente, ele ouvirá o som como se tivesse realmente vindo de trás.

Em uma demonstração, uma das representantes da companhia vestiu o HoloLens e criou, ao vivo, um modelo em 3D de um quadcóptero apenas utilizando os gestos das mãos e comandos de voz. Aos poucos, ele ganhou forma no ar, em frente aos presentes no evento, que puderam enxergar o holograma em um telão que mostrava o que era exibido pelo HoloLens naquele instante.

A intenção, segundo Kipman, é quebrar cada vez mais as fronteiras entre as pessoas e o mundo virtual. Com o programa Microsoft Holograms, a empresa pretende que usuários tenham uma grande variedade de uso para os hologramas no dia a dia, como ver filmes no Netflix em uma parede de casa ou jogar games que usem a sala de estar como cenário.

Por enquanto, não foi anunciada uma data de lançamento para o HoloLens. Apenas foi dito que o produto ficará disponível já na era Windows 10.

O outro produto novo introduzido na apresentação foi o Surface Hub, uma espécie de super monitor voltado para uso no trabalho. Equipada com tela touchscreen, microfones, câmeras, acesso a internet e aplicativos, a novidade visa otimizar reuniões e videoconferências. Será possível usar uma caneta para desenhar na tela, realizar chamadas por skype e exibir arquivos de mídia para todo o grupo. Também não foi anunciada data de lançamento para o Surface Hub.

Adeus, Explorer

Outra novidade apresentada foi o substituto do Windows Explorer, que deixará de existir para dar lugar a um novo browser. Ainda sem nome oficial, a Microsoft apresentou o programa apenas com o codinome Spartan.

O novo browser terá um visual mais limpo, semelhante ao visto no Chrome, e trará algumas funcionalidades exclusivas. A principal delas é a integração com a Cortana, programa de comando por voz da Microsoft que terá forte presença no Windows 10. No Spartan, ela será capaz de dar informações específicas de forma mais ágil, como a previsão de tempo ou então rotas para lugares específicos na cidade.

Além disso, será possível salvar páginas da web e interagir visualmente com elas, por meio de anotações e rabiscos, utilizando mouse, dedos ou caneta stylus. Essas páginas depois poderão ser compartilhadas com amigos, que também poderão acrescentar interações.

O Spartan também terá uma funcionalidade de otimização de leitura, para eliminar distrações visuais para a visualização de artigos na internet. Até agora, não foi anunciada uma data de lançamento do browser nem quando saberemos seu verdadeiro nome.

Com informações de Max Valarezo