postado em 13/02/2015 18:13
Em 10 anos, o YouTube foi de empresa de garagem a maior plataforma de vídeos do mundo. Quem já está acostumado a visitar o site diariamente pode não saber muito bem a origem dele: um projeto criado em 2005 por Chad Hurley, Steve Chen, e Jawed Karim, três ex-funcionários do PayPal, um dos serviços de pagamentos online mais conhecidos do mundo.
[SAIBAMAIS]Após terem trabalhado no PayPal, os três saíram da companhia e decidiram, juntos, criar uma plataforma online para agregar vídeos e disponibilizá-los para todos de forma gratuita. De acordo com Hurley, em entrevista à revista Fortune, a ideia surgiu após eles terem jantado juntos e feito vídeos que, depois tiveram muita dificuldade de compartilhar entre si via internet.
A companhia começou em uma garagem e o domínio ;youtube.com; foi registrado no dia 14 de fevereiro de 2005. Apesar disso, o site só começou a funcionar depois que foi lançada uma versão de prévia em maio do mesmo ano. Após alguns meses de atividade, o site chamou a atenção de Roelof Botha, executivo do PayPal e parceiro da firma Sequoia Capital, que decidiu investir US$ 3,5 milhões no YouTube, em novembro. Além disso, Botha se tornou parte do conselho diretor da nova companhia.
Após a ajuda financeira, o YouTube viu a popularidade crescer gradualmente ao longo de 2006. Segundo o The Telegraph, naquele ano, a plataforma já recebia 20 mil vídeos por dia. No mesmo período, já eram contabilizadas 15 milhões de visualizações diariamente.
Com o crescimento, o Google ficou interessado no site. Em outubro de 2006, então, foi anunciado que a gigante da internet compraria o YouTube por US$ 1,65 bilhão de dólares. Apesar da aquisição, foi conservada a mesma equipe e os mesmos diretores da empresa.
Hoje, após anos de alterações visuais e de sistema, o YouTube virou um dos maiores negócios da internet, responsável por uma revolução na forma de se criar e consumir conteúdos. Após 10 anos de história, vale a pena relembrar o primeiro vídeo postado em toda a história do YouTube. Logo abaixo está Me at the zoo, um registro feito por Jawed Karim, um dos três fundadores do site, no zoológico de San Diego, nos Estados Unidos.
[VIDEO1]
Com informações de Max Valarezo