Tecnologia

Protocolo de web HTTP terá primeira grande atualização em 16 anos

Mudança no sistema permitirá carregamento mais veloz de páginas da internet

postado em 18/02/2015 19:19
Mudança no sistema permitirá carregamento mais veloz de páginas da internet
O protocolo Hypertext Transfer Protocol (HTTP) será atualizado pela primeira vez em 16 anos para ser substituído pelo HTTP/2. Segundo Mark Nottingham, presidente da Internet Engineering Task Force, grupo tarefa responsável pela mudança, a nova versão do HTTP foi aprovada nesta semana e já deve ser publicada em breve.

O HTTP é representado pelo popular ;http:/; inserido na barra de endereço para ter acesso a uma variedade de sites. É ele que permite aos browsers em computadores a conexão com os servidores de sites da internet.

[SAIBAMAIS]Com a atualização, o carregamento de páginas será consideravelmente mais rápido. Basicamente, ele permite que servidores enviem mais conteúdo do que o solicitado por browsers, o que os libera da tarefa de ficar solicitando um item por vez enquanto carrega o site. E o usuário não precisará fazer nada para usufruir da mudança. As barras de endereço seguirão exibindo o mesmo ;http:/;, com a diferença de já ser o melhorado HTTP/2.

A atualização foi feita com base no protocolo SPDY do Google, que já melhorou a performance em serviços da empresa. A gigante das buscas, porém, já anunciou que trocará o SPDY pelo HTTP/2 em 2016.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação