Jornal Correio Braziliense

Tecnologia

Site 'Carro Monstro' calcula o quanto você já gastou com o seu veículo

O portal determina o gasto total, anual, mensal e diário do seu automóvel. Mostrando inclusive a quantidade de gás carbônico emitido

[SAIBAMAIS]O carro que você tanto ama pode sim ser um monstro, assim é a apresentação do site ;Meu Carro é um Monstro;. Criado por Israel Lot, a ideia é mostrar às pessoas o real custo de um carro - gasto por dia, mês, ano e total - de uma forma descontraída, mas, ao mesmo tempo fazer com que elas reflitam sobre os gastos com mobilidade dentro do orçamento.

Ao entrar no site, você coloca o ano de fabricação, o de compra e o modelo do veículo e manda calcular monstruosidade. Durante o cálculo, pode alterar a porcentagem de financiamento, o valor de entrada, o número de parcelas e o juros do financiamento. Para testar o portal, o Tecnologia utilizou os dados de um Volkswgem Gol 1.0 2010/2010. Utilizando a base de dados da tabela Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas), ele mostra logo de cara a depreciação que o veículo teve, no Gol testado, apresentou 31,5% de diferença para o valor de compra e de venda.

Nos custos com manutenção, o usuário pode alterar o estado de origem - para poder calcular o IPVA -, o valor do seguro, a quilometragem que o carro percorreu e o consumo. Com esse dados, ele aponta quanto o veículo já poluiu - no nosso caso, 19,3 toneladas de gás carbônico - e mostra quantas árvores precisariam ser plantadas para equalizar a quantidade de CO2 emitido - para 19,3ton é necessário 116 árvores.

Ao final o site aponto o custo total, por mês, dia e ano. Apresenta uma escala monstro e finaliza com o nome do monstro - uma mistura da marca e modelo do carro, no caso do Gol (Volkisvagum Golium) e uma frase sobre o monstrengo: "O GLUTÃO: Um monstro famoso pela gula. Costuma consumir uma fatia considerável dos recursos financeiros de seus proprietários".

P2P
De acordo com Israel Lot, além de mostrar para as pessoas quanto elas já gastaram com seus veículos, o ;Carro Monstro; é um projeto feito para apresentar o Fleety. Segundo ele, a primeira rede de compartilhamento de veículos P2P (peer-to-peer - de pessoa pra pessoa, em tradução livre) no Brasil. Lot afirma que, em geral, um carro fica 22 horas por dia parado. ;Com o Fleety queremos que esse tempo sejam úteis também. Para quem disponibiliza um veículo, é uma forma de atenuar os gastos ou até mesmo rentabilizar e para quem aluga, é uma maneira de usufruir de um carro sem necessariamente comprar o veículo;, defende.

Estudos mostram que cada carro compartilhado pode eliminar até outros nove nas ruas. Com o sistema de compartilhamento, Lot percebeu que as pessoas não sabem o real impacto financeiro que um veículo causa. E existem muitos custos ocultos que raramente são levados em conta, como a depreciação de um automóvel. ;Em termos econômicos é como um passivo, o veículo sempre vai valer menos com o passar do tempo. Fizemos então o Carro Monstro, onde as pessoas podem descobrir de forma divertida o monstro que tem em suas garagens;, esclarece Israel Lot.

Com informações de Geison Guedes