[SAIBAMAIS]No fim do ano passado as operadoras de telefonia móvel passaram a bloquear o pacote de dados - clientes pré-pago e controle - que chegassem ao limite contratado. A medida pegou de surpresa quem utiliza internet no celular e não tem uma conta pós-paga. Diante da situação, o Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor da Secretaria Nacional do Consumidor do Ministério da Justiça (Senacon/MJ) notificou, nesta segunda-feira, 23/2, as operadoras de telefonia móvel Vivo, Claro, Tim e Oi para prestarem esclarecimentos sobre o bloqueio.
De acordo com o órgão, foram solicitadas informações sobre a forma de bloqueio do acesso à internet após o esgotamento da franquia de dados, comunicação prévia aos consumidores, alterações contratuais e técnicas envolvidas. E outros questionamentos que irão auxiliar na investigação preliminar do assunto, a fim de se verificar, se todos os direitos e garantias dos consumidores afetados estão sendo respeitados. O Senacon/MJ deu um prazo de até dez dias para as operadoras prestar esclarecimentos.