Jornal Correio Braziliense

Tecnologia

Zuckerberg quer internet gratuita em países com baixo índice de conexão

Por acesso global, CEO do Facebook busca parceria com operadoras para oferecer aplicativos de graça em países da África, América Latina e Ásia




Barcelona - Depois de criar a maior rede social online do mundo, Mark Zuckerberg não se dá por satisfeito. Ele trabalha agora com a ideia de levar o acesso à internet para locais que ainda tem baixo índice de conectividade. O criador do Facebook disse durante palestra no Mobile World Congress (MWC), em Barcelona nesta segunda-feira (2/3), que está visitando diversos países não desenvolvidos (ou em desenvolvimento) para negociar com operadoras locais a possibilidade de oferecer o acesso online e gratuito por meio do Internet.org - serviço que possibilita o uso de aplicativos em locais com baixa qualidade de internet.

[SAIBAMAIS]Nos últimos meses, o CEO do Facebook passou por países como Colômbia, Zâmbia, Indonésia e Índia. "Construir a infra-estrutura vai ser caro, US$ 10 milhões", arriscou. Para alcançar sucesso com a Internet.org, Zuckerberg está atrás de parceiros e tem sido muito criticado por operadoras que não concordam com a gratuidade do serviço. Ele disse estar preocupado por criar um sistema "canibal". "Mas temos tido um feedback de que isso não vai ocorrer", alegou ao falar das experiências que tem tido nos países que visita.

Sabatinado no palco do MWC, Marc Zuckerberg contou com a presença de parceiros já conquistados durante as viagens, CEOs de operadoras da África e América Latina. Referindo-se ao Facebook como "a Besta", o presidente da Airtel Africa, Christian De Faria disse ter mudado de opinião sobre a rede social. "A Besta está mais humana agora", brincou. O Mobile World Congress, principal feira do gênero no mundo, ocorre até quinta-feira em Barcelona.

*A repórter viajou a convite da Samsung