Tecnologia

Pesquisadores criam cobertura que torna objeto impermeável e resistente

Diversos materiais foram testados e até mesmo bolas de algodão ficam à prova do líquido

Roberta Machado
postado em 06/03/2015 06:08

Diversos materiais foram testados e até mesmo bolas de algodão ficam à prova do líquidoPesquisadores britânicos e chineses desenvolveram um spray que torna qualquer objeto impermeável e resistente à sujeira. A invenção, descrita na edição de hoje da revista Science, foi testada em vidro, metal, papel e tecido, dando a cada um desses materiais uma propriedade super-hidrofóbica (repelente à água). Ela mostrou-se eficaz em situações problemáticas para outras coberturas de mesma função e resistente também a danos feitos com faca e lixa.

A cobertura resistente à água foi desenvolvida a partir de nanoesferas de óxido de titânio de dois tamanhos. Quando combinadas, as partículas criam uma textura que, se vista muito de perto, lembra uma serra bastante afiada. A estrutura acidentada transforma as gotas d;água em verdadeiras esferas, que rolam para fora da superfície em vez de se esparramarem sobre o objeto. Em um vídeo divulgado pelos cientistas, é possível ver gotas que simulam chuva quicando sobre uma placa de vidro e formando pequenas poças somente quando caem fora do material.



O spray é inspirado em um efeito visto nas folhas da flor-de-lótus. Assim como o material artificial, a planta também exibe a mesma textura serrilhada que mantém a água longe. ;O material é áspero em uma escala muito pequena, mas não seria possível notá-lo por meio do toque;, explica Ivan Parkin, professor da University College London e um dos autores do trabalho. ;A textura na superfície ajuda a manter o ar preso entre a água e a superfície, o que torna a superfície muito escorregadia para a água. Tanto que ela tende a formar uma bola na superfície e literalmente rolar;, descreve o pesquisador.

A matéria completa está disponível, para assinantes. Para assinar, clique .

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação