Durante o evento de primavera, em São Francisco, a Apple apresentou algumas novidades sobre o iPhone 6. Entre elas, estão os avanços do ApplePay, serviço de pagamento digital da marca. Segundo Tim Cook, mais de 2,5 mil bancos aceitam pagamentos com o smartphone e, em breve, até mesmo máquinas de refrigerante aceitarão o serviço.
Outro ponto ressaltado foi a quantidade de aplicativos de saúde. Chamada de HealthKit, a plataforma conta com mais de 900 apps relacionados ao tema. Mas a grande novidade foi o software ResearchKit, que permite a criação de programas feitos para pesquisas médicas, com o intuito de fortalecer estudos sobre diversas doenças.
Na apresentação, um exemplo dado foi o aplicativo mPower, que possiblita a avaliação de pacientes com Parkinson. Para os mais preocupados com a privacidade, os executivos deixaram claro que as informações dos pacientes só serão divulgadas caso eles desejem e a Apple não terá acesso a qualquer dado pessoal.
O ResearchKit estará disponível para todos os usuários no próximo mês. Mas os primeiros cinco aplicativos da plataforma já podem ser acessados.