A Google, anunciou nesta segunda-feira (9/3), o lançamento da mais nova versão do sistema operacional Android, o Lollipop 5.1. Antes mesmo da maioria dos smartphones serem atualizados para a versão 5.0. Além das comuns alterações internas, correções de bugs e melhorias de desempenhos, o novo sistema apresenta poucas mudanças.
[SAIBAMAIS]Uma das novidades do novo Lollipop fica pela opção de ligações em HD (alta definição), anunciado como chamadas cristalinas - por enquanto, disponível apenas nos EUA e para dispositivos Nexus 6 com vínculo com as operadoras T-Mobile e Verizon.
O destaque do 5.1 é o recurso Device Protection (proteção de dispositivo, em tradução livre). Se o aparelho for perdido ou roubado, permanecerá bloqueado até que o usuário entre com a conta Google - mesmo se alguém resetar para as configurações de fábrica. No entanto, somente os modelos que vierem com o Lollipop 5.1 de fábrica, o Nexus 6 e o Nexus 9, terão essa opção no sistema operacional.
Outra novidade é que, agora, o sistema operacional vai possibilitar a utilização de mais de um SIM - nos aparelhos que comportam dois ou mais chips. Hoje, quem permite essa opção nos smartphones são as próprias fabricantes.
A versão Android Lollipop 5.1 já está disponível para para alguns dispositivos - Nexus 5, Nexus 7 WiFI e Nexus 10. A atualização deve começar nos modelos da família Nexus e, posteriormente, chegar em outros aparelhos.