Tecnologia

Após protestos, Facebook retira opção 'se sentindo gordo' de status

Ativistas classificaram a opção domo 'autodestrutiva'. Abaixo assinado promovido pela ONG Endangered Bodies (Corpos Ameaçados) recebeu mais de 16 mil assinaturas

postado em 11/03/2015 11:07
Ser gordo não é um sentimento. Foi com essa máxima que o Facebook concordou na última terça-feira (10/3), quando resolveu retirar a opção "sentindo-se gordo" da rede social. A medida foi aplicada após uma longa campanha, promovida pela ONG Endangeres Bodies (Corpos Ameaçados). Segundo a página da organização, um abaixo assinado recebeu mais de 16 mil adeptos desde o dia em que foi aberto, no fim do mês passado.



O Facebook argumentou que decidiram remover o status de "sentindo-se gordo" após a declaração dos usuários de que a opção pode reforçar uma imagem negativa do corpo, especialmente para pessoas com problemas de desordem alimentar. Além desta opção, também foi removido o status de "sentindo-se feio".

[VIDEO1]

Na página da ONG Endangered Bodies, de Nova Iorque, foi publicado um agradecimento a todos que participaram da campanha. "Nós esperamos continuar dialogando com o Facebook para apoiar os esforços que estão fazendo para ser uma plataforma positiva com o corpo, abrindo caminho para que outras redes sociais sigam o exemplo", diz a publicação. A página também compartilhou nesta terça-feira (10/3) um vídeo explicando o porquê de a medida ser importante, com depoimentos de pessoas que tiveram ou presenciaram problemas com sobrepeso.

[VIDEO2]

"Uma amiga minha se matou por se achar gorda, depois de alguns colegas da escola rirem dela", relata um depoimento da Áustria. Outro, dos Estados Unidos, diz: "Você não tem ;sentindo-se Judeu; ou ;sentindo-se com desordem de bipolaridade; como opção. Por que apenas com as pessoas gordas?" No fim, a organização agradece: "Obrigado, Facebook."

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação