Tecnologia

Estudo aponta aumento na penetração de smartphones na América Latina

Participação dos celulares inteligentes mais que triplicou em três anos nos países latino americanos segundo pesquisa

postado em 12/03/2015 18:07

Participação dos celulares inteligentes mais que triplicou em três anos nos países latino americanos segundo pesquisa

A pesquisa Target Group Index, que tem como foco os hábitos de consumo, completou 15 anos de atuação recentemente. Realizada pelo grupo Ibope Media na América Latina, o estudo permite comparações em intervalos de tempo razoáveis.

[SAIBAMAIS]Um dos dados que se faz visível no dia-a-dia e que está presente numericamente na pesquisa é o crescimento da penetração dos smartphones no cotidiano latino americano. Segundo o estudo, a participação dos celulares inteligentes passou de 7% em 2010 para 24% em 2013 nos países da macrorregião. Os motivos do aumento são enumerados por Juliana Sawaia, diretora de Learning & Insights do IBOPE Media. "Em primeiro lugar, há o próprio interesse do público, que percebeu que o aparelho é capaz de gerar inclusão, permitir acesso a mídias sociais, facilitar a comunicação e tudo isso de forma móvel. Esses atrativos acabaram por gerar uma adesão tecnológica por parte dos consumidores. Outro ponto é o acesso a essa tecnologia. Nos últimos anos surgiram aparelhos mais baratos, sem contar as facilidades de pagamento oferecidas, o que impulsionou o consumo de smartphones".

No Brasil, o segmento cresceu acima da média, de 10% para 27% no mesmo período. "O Brasil é um país de grandes proporções e foi um dos responsáveis positivos pelo aumento médio de consumo de smartphones na América Latina", comenta Sawaia. Em Brasília, o crescimento foi ainda mais acentuado, de 10% para 31% no mesmo intervalo.

Quantidade e qualidade

Além do crescimento na quantidade de aparelhos vendidos, o estudo apontou que houve um amadurecimento no consumo de smartphones na América Latina. Uma das provas é o aumento no uso de aplicativos. Por exemplo, 43% das pessoas que possuem smartphones disseram fazer chamadas de vídeo pelo celular em 2013, contra 35% três anos antes. "Percebe-se com esses dados uma apropriação maior dessa tecnologia. Os usuários tem aproveitado mais e melhor os recursos dos aparelhos móveis, com mais acesso a internet, redes sociais e apps diversos", afirma Sawaia.

Com informações de João Gabriel Amador

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação