Tecnologia

Cientistas criam besouros ciborgues para possíveis missões de resgate

postado em 20/03/2015 10:23
Besouros foram as cobaias escolhidas por cientistas da Universidade da Califórnia em Berkeley para a realização de experimentos biológicos pouco convencionais. Os pesquisadores prenderam um minúsculo sistema computacional e antenas às costas dos insetos com o objetivo de registrar os dados neuromusculares dos bichos. O estudo foi descrito na revista especializada Current Biology e sugere que a pesquisa possa ser aplicada em missões de resgate em lugares de difícil acesso.

A construção do animal ciborgue revelou que o músculo usado pelo besouro para bater as asas também é essencial para guiar o voo. As informações serviram de base para os pesquisadores criarem manobras de controle remoto que podem ser enviadas via conexão sem fio para guiar outros animais equipados com as peças eletrônicas, que incluem um microcontrolador, um receptor wireless e um transmissor, além de seis eletrodos ligados aos músculos do bicho.