Tecnologia

Jay-Z lança Tidal, serviço de streaming musical para rivalizar com Spotify

Novo empreendimento do rapper ressalta a qualidade do áudio como grande diferencial

postado em 30/03/2015 19:57
Novo empreendimento do rapper ressalta a qualidade do áudio como grande diferencial
O rapper Jay-Z lançou oficialmente nesta segunda-feira (30/3) o Tidal, serviço de streaming de músicas. E a campanha para anunciar a chegada da novidade contou com o apoio de alguns dos nomes mais conhecidos da música pop de hoje, como Rihanna, Coldplay, Beyoncé e Kanye West.

[SAIBAMAIS]Ao contrário do principal rival, Spotify, o Tidal não oferece a opção de uso gratuito. O serviço tem dois tipos de assinatura paga. A mais barata custa US$ 10 por mês e permite ouvir todas as canções em qualidade padrão, acesso de listas curadas por especialistas em música e também a vídeos em alta definição. Já o pacote premium, de US$ 20 por mês, possibilita ouvir músicas em qualidade Lossless, muito superior ao mp3 por não ter perdas devido à compressão de arquivo.

Além do áudio em Lossless, o Tidal apresenta como diferencial o conteúdo em vídeo exclusivo para a plataforma, como entrevistas com artistas. E para não deixar o lançamento passar despercebido, Jay-Z contou com a ajuda de nomes muito famosos da música pop na promoção do Tidal. Artistas como Beyoncé, Kanye West, Coldplay, Rihanna, Madonna, Calvin Harris e Nicki Minaj mudaram as fotos do perfil no Twitter para um quadrado azul (cor adotada pelo serviço) e postaram tuítes com a hashtag #TIDALforALL.
Artistas como os músicos da banda Coldplay mudaram as fotos de perfil no Twitter com o azul adotado pelo Tidal em campanha de lançamento

Também chamou a atenção o fato de Taylor Swift estar presente no acervo de 25 milhões de músicas, já que a artista havia saído do Spotify em 2014. Isso está diretamente relacionado a uma das propostas do Tidal: ser um serviço de streaming musical que seja realmente financeiramente justo com os músicos presentes na plataforma. Ao sair do Spotify no ano passado, Swift apontou como principal justificativa justamente o fato de que não era um sistema sustentável para os artistas.

Apesar de não oferecer a opção de uso gratuito, ambos os pacotes de preço do Tidal oferecerão períodos de teste de graça durante 30 dias.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação