A Samsung Electronics prevê uma queda do seu lucro operacional no primeiro trimestre de 30,5% devido à concorrência feroz no mercado da telefonia móvel. A queda estimada pela empresa é, contudo, inferior à prevista pelos analistas.
A companhia sul-coreana, que continua sendo a maior fabricante mundial de smartphones, calcula um lucro operacional de 5,9 trilhões de wons (5,4 bilhões de dólares) nos três primeiros meses de 2015, conforme informou nesta terça-feira (7/4).
Trata-se de 30,5% a menos do há um ano (8,49 trilhões de wons), embora a estimativa seja superior ao dos analistas (5,5 trilhões de wons).
Leia mais notícias em Tecnologia
Tudo indica que a empresa sul-coreana está conseguindo pôr suas contas em ordem, já que essa estimativa representa um aumento de 11,5% em relação ao trimestre anterior, em que registrou um lucro operacional de 5,3 trilhões de wons.
As vendas subiram para 47 trilhões de wons (43 bilhões de dólares), 12,4% a menos do que há um ano, de acordo com o grupo.
Desde o final de 2013, os lucros da Samsung caem por causa da forte devido à forte concorrência que existe no saturado mercado dos smartphones, onde reinou durante muito tempo.
A principal ameaça para a Samsung é a Apple, no mercado de smartphones de ponta, e os fabricantes chineses, como a Xiaomi, no setor dos smartphones mais baratos, mas que evoluem a cada dia.
A Samsung não forneceu estimativas sobre seu lucro líquido. Os resultados definitivos serão conhecidos no final de abril. As ações da Samsung fecharam em queda de 0,54% na bolsa de Seul.