Tecnologia

Conheça o M3, o computador menor do que um grão de arroz criado nos EUA

Produto foi feito com o objetivo de ser utilizado na medicina e na área de Internet das Coisas

postado em 07/04/2015 19:00
Produto foi feito com o objetivo de ser utilizado na medicina e na área de Internet das Coisas
Cientistas da Universidade de Michigan, nos Estados Unidos, conseguiram desenvolver um computador menor do que um grão de arroz. Batizado de Michigan Micro Mote (ou apenas M;), ele conta com um tamanho de apenas 1mm;, é equipado com sensores e é capaz de recarregar a energia a partir da luz solar.

[SAIBAMAIS]Um dos objetivos é utilizar o micro computador para trabalhar com a chamada Internet das Coisas, que consiste na ideia de diversos objetos cotidianos, como maçanetas, torradeiras e chaves, terem sistemas embutidos que os permitam se comunicar por meio de uma rede. Com um tamanho tão pequeno, o M; seria uma opção extremamente viável para ser inserido nesses equipamentos.

O computador funciona com uma série de sensores e é capaz de ler, gravar, tirar fotos e medir fatores do ambiente, como pressão e temperatura. Além disso, o uso de energia do M; é eficiente, já que ele permanece boa parte do tempo desligado, para ser ligado periodicamente. Além disso, ele é capaz de recarregar a própria bateria de forma independente, a partir da luz solar. Esse fator é ainda mais atrativo para o uso da invenção em objetos pequenos, por dispensar o uso de um carregador externo.

Além disso, a intenção dos pesquisadores é que o M; seja utilizado também na área médica. Como é extremamente pequeno, o computador poderia, por exemplo, ser implantado em pacientes para acompanhar o avanço deles em algum tratamento.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação