Tecnologia

Versão russa da assistente de voz Siri, da Apple, é "acusada" de homofobia

Ao perguntar, em russo, se havia clubes gays nas redondezas, Alex teve como resposta um "Eu teria enrubescido se eu pudesse"

postado em 15/04/2015 16:10
Ao perguntar, em russo, se havia clubes gays nas redondezas, Alex teve como resposta um

Um russo, identificado apenas como Alex, divulgou um vídeo por meio do YouTube em que mostra um comportamento atípico da versão russa do Siri, o assistente pessoal ativado por voz da Apple. Alex aponta que as respostas foram de caráter duvidoso quando ele fez perguntas com a palavra "gay".

Ao perguntar, em russo, se havia clubes gays nas redondezas, Alex teve como resposta um "Eu teria enrubescido se eu pudesse". Em seguida, Alex perguntou onde poderia registrar um casamento gay no Reino Unido, mas não obteve resposta. Ao insistir na pergunta, o homem recebeu uma réplica do Siri: "Vou fingir que não ouvi isso".

[VIDEO1]

[SAIBAMAIS]Segundo a BBC, Alex é um russo que mora no Reino Unido. Ele diz ter descoberto esse "comportamento" do assistente pessoal quando saiu com amigos que haviam atualizado os aparelhos para a versão mais recente do iOS, que trouxe novos idiomas para o Siri (dentre eles, o russo). Alex decidiu testar e fazer perguntas com a palavra "gay" e percebeu as respostas vagas de Siri. Segundo ele, testes com a palavra "lésbica" tiveram o mesmo resultado.

Segundo a Apple, as respostas foram frutos de um erro e que a situação já foi corrigida. Mas, em discussões no Reddit, usuários apontaram que é provável que o Siri tenha agido assim porque ele precisa estar em conformidade com as leis dos países onde os produtos da Apple são vendidos. Na Rússia, a homossexualidade é um crime.

Para verificar, a equipe da BBC Rússia resolveu testar e fazer as mesmas perguntas em russo para o Siri e obtiveram a mesma resposta exibida no vídeo.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação