Tecnologia

Google apresenta projeto para otimizar velocidade de conexão com internet

Por enquanto, a iniciativa funcionará apenas nos Estados Unidos e em aparelhos Nexus 6, desenvolvidos com a Motorola

postado em 23/04/2015 18:10

Por enquanto, a iniciativa funcionará apenas nos Estados Unidos e em aparelhos Nexus 6, desenvolvidos com a Motorola

A Google lançou na quarta-feira (22) o Projeto Fi, um programa para explorar uma melhor capacidade de velocidade de internet em dispositivos móveis por meio da introdução de novas ideias. De acordo com a empresa, o projeto será parecido com o Nexus, e será feito em parceria com com operadoras de telefonia norte-americanas, fabricantes de hardware e programadores em geral. A ideia é aumentar e melhorar a utilização de redes sem fio. Por enquanto, a iniciativa funcionará apenas nos Estados Unidos e em aparelhos Nexus 6, desenvolvidos com a Motorola, e é o primeiro smartphone com suporte de hardware e software para trabalhar com o serviço.

[SAIBAMAIS]O Projeto Fi pretende colocar o usuário sobre a melhor rede onde quer que vá. Ao se mover, a pessoa poderá se conectar via hotspot wi-fi ou 4G LTE específicos. A tecnologia desenvolvida dá uma cobertura de forma inteligente com ligação para a rede mais rápida disponível no seu local, seja wi-fi, seja LTE, de parceiros. O Projeto Fi conecta automaticamente a mais de 1 milhão de hotspots abertos, já verificados e confiáveis. Quando estiver conectado, o projeto ajudará na proteção dos dados por meio de criptografia. Se não estiver com wi-fi, o usuário será direcionado para qualquer das redes parceiras, entregando a velocidade mais rápida, de modo a obter 4G em mais lugares.

Por enquanto, a iniciativa funcionará apenas nos Estados Unidos e em aparelhos Nexus 6, desenvolvidos com a Motorola

O principal ponto do projeto, é permitir uma comunicação fácil entre as redes e os dispositivos. O Projeto Fi trabalha para obter tecnologia para que o usuário possa se comunicar através de qualquer tipo de rede e dispositivo que estiver usando. Se a pessoa estiver em uma ligação e deixar uma área de cobertura wi-fi, a chamada fará uma transição tranquila para a rede LTE, de modo a não atrapalhar o funcionamento do aparelho. Outro objetivo é ajudar as linhas de telefone a se adaptarem a um mundo multi-screen. Com o Projeto Fi, seu número ;vive; na nuvem, assim é possível utilizar a linha em praticamente qualquer telefone, tablet ou laptop. Com ele, na próxima vez que perder o aparelho, você poderá continuar conectado, usando outro.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação