Diversas novidades foram apresentadas no segundo dia do Build 2015, evento da Microsoft que acontece até sexta-feira em São Francisco, nos Estados Unidos. Confira alguns dos temas abordados nas primeiras palestras:
Novo Navegador
A principal apresentação do dia foi do novo navegador da empresa. Chamado de Microsoft Edge, ele substituirá o criticado Internet Explorer. Alguns presentes ficaram um pouco decepcionados, pois esperavam que o nome seria o mesmo do projeto precursor: Spartan.
Entre as funcionalidades mostradas, destaque para o suporte a assistente virtual Cortana e a capacidade de receber extensões de outros navegadores, mais especificamente do Google Chrome e do Mozilla Firefox. O lançamento do Microsoft Edge ocorrerá juntamente ao do Windows 10.
Windows 10
Mais alguns detalhes do sistema foram apresentados ao público. Entre eles, a volta do menu Iniciar, que havia sido removido da versão 8 e que retorna, para alegria dos usuários. Durante a apresentação também foi ressaltado o caráter universal da plataforma, que visa unificar computadores, tablets e smartphones que usem o SO.
[FOTO4]
Office
O tradicional pacote de ferramentas segue a ideia de unificação, incluindo a melhoria do serviço para plataformas de outras companhias, em especial para a Apple. Assim, usuários dos programas Word, Excel, PowerPoint, etc, para iPads, iPhones e Macs terão acesso a funcionalidades antes restritas.
A sincronia entre aparelhos é outro ponto trabalhado. Em breve, atualizações feitas em um dispositivo deverão acontecer de modo simultâneo em outras máquinas que utilizem o mesmo perfil usuário.
HoloLens
A plataforma de realidade virtual baseada em hologramas teve seu momento no evento. Na apresentação, os executivos ressaltaram a independência e liberdade da ferramenta. Assim, deixaram claro que os óculos não precisarão estar conectados a smartphones, por exemplo, e que o usuário poderá escolher se utilizará as mãos ou um mouse nas tarefas realizadas.
Algumas possibilidades de uso também foram mostradas. O enfoque foi na área de saúde. Parcerias com univerisades permitirão a criação de modelos 3D de corpos humanos e, no futuro, poderão ajudar médicos a visualizar a anatomia e lesões dos pacientes.
Portabilidade de apps
Uma das dificuldades da empresa recentemente é atrair desenvolvedores de peso para a loja de apps de dispositivos móveis. Mas segundo a apresentação, esse problema deverá diminuir em breve.
Para que isso ocorra, o Windows 10 vai carregar uma característica surpreendente: a capacidade de executar apps da web, desktop (.NET e Win32), Android (Java e C%2b%2b) e iOS (Objetive-C). Essas são as quatro novas formas de ter um aplicativo publicado na Windows Store, loja oficial da Microsoft para a distribuição de softwares.
É bom deixar claro que isso não significa que os usuários finais conseguirão baixar e instalar diretamente esses tipos de app. Mas a mudança, segundo os executivos da Microsoft, facilitará a adaptação dos programas a plataforma, atraindo potenciais desenvolvedores.