postado em 08/05/2015 18:20
Os sites de crowdfunding têm se tornado as principais plataformas para se conseguir dinheiro e fomentar algum tipo de projeto. São soluções que vão desde objetos tecnológicos a produções de filmes. Um exemplo é o documentário Mulher, cerveja e machismo -- a representação feminina nas propagandas de cerveja, hospedado no site colaborativo Kickante. Segundo os idealizadores, o projeto vai investigar e discutir a exploração da mulher pela mídia nas propagandas de cerveja veiculadas no Brasil.
[SAIBAMAIS]Uma curiosidade é que o filme vai ser produzido por mulheres, mas também por sete homens, que, segundo a página de divulgação, "estão em processo de desconstrução do machismo, que estão engatinhando no pensar critico e na reflexão da igualdade de gênero e que estão aprendendo a cada dia a lutar contra a discriminação, a opressão e a exploração da mulher".
O projeto precisa da contribuição do usuário para pagar pelos equipamentos, pela equipe de produção (viagens, hospedagem e alimentação) e para finalizar o filme a fim de ser exibido em salas de cinema. A meta é arrecadar R$ 260 mil em 52 dias. Para isso, há cotas que vão de R$ 20 a R$ 30 mil.
Para ajudar, basta clicar neste link, fazer um rápido cadastro e escolher com qual quantia você quer participar. O processo de pré-produção, produção e pós-produção deve ser de seis meses. Portanto, até janeiro de 2016, os participantes e outras pessoas poderão ver o filme nos cinemas.
Confira a entrevista com Andressa Coelho, diretora de Produção do documentário Mulher, Cerveja e Machismo
Por que vocês acreditam que essa discussão ainda não foi pauta no Brasil? E de que maneira vocês vão abordar isso no documentário?
Acredito que por acharmos tão corriqueiro, vemos uma propaganda e comentamos: ;que horrível!“ e continuamos nossas vidas e acabamos deixando para lá. Alguém precisa chegar e falar: ;Olha, isso não é normal, mulheres morrem por conta do machismo na sociedade e ter comerciais que mostram elas como objetos, piora toda a situação que já estamos". Precisa dar um acordada nas pessoas. Abordar da forma mais viceral possível, relatando a opinião das mulheres, as protagonistas do documentário.
Como acreditam que o documentário pode transformar o pensamento machista sobre essa questão?
A ideia do documentário aconteceu em uma mesa de bar, estávamos comentando sobre o último comercial da Itaipava. A equipe de produção é formada por 8 pessoas, mas estamos com apoio de vários grupos, as mulheres do Pelado Real, uma das fundadoras da Comunidade ARTISTAS, Lado M, Cerveja Feminista entre inúmeras outras mulheres que são pensadoras, sociólogas, psicólogas, a representação feminina está presente em todo o processo do documentário.
Acreditamos que isso é a ponta do iceberg, o pensamento machista existe há muito tempo e temos que discutir isso, pretendemos abrir um tema que é só o começo de tudo.
Vocês sabem como isso é discutido em outros países? Há esse machismo em propagandas de cervejas de outros lugares?
Os relatos que já tivemos de pessoas que moram fora e pesquisas na internet existem propagandas no geral que são machistas tanto quanto aqui, em alguns países as propagandas de cerveja normalmente não representam as mulheres, por exemplo os comerciais da Heineken, sempre algum homem vivendo alguma aventura com outros homens. Não mostram mulheres sendo objetos, mas também não mostram mulher nenhuma, como se elas não consumissem também.
Como tem sido a recepção do público ao projeto de crowdfunding? Vocês acreditam que vão cumprir a meta?
Estamos no começo da campanha e estamos recebendo várias sugestões, críticas, ideias para o projeto está sendo ótimo! O debate já começou antes de começarmos a produzir e estamos adorando. Esperamos que sim (risos), estamos otimistas e recebendo muito apoio.