Tecnologia

Fotos tiradas por internautas são usadas para criação de time-lapses

Pesquisadores da Google e da Universidade de Washington utilizam imagens públicas para mostrar mudanças nas paisagens de diversos locais

postado em 18/05/2015 15:51

Pesquisadores da Google e da Universidade de Washington utilizam imagens públicas para mostrar mudanças nas paisagens de diversos locais

Para quem não conhece muito bem o termo, tima-lapse é uma técnica que reúne várias imagens de um local, tiradas pelo mesmo ângulo, em diversos momentos, mostrando, assim, as mudanças que aquele cenário sofre com o passar do tempo.

[SAIBAMAIS]Normalmente, esse recurso é utilizado por uma pessoa ou grupo que tira as fotos exatamente do mesmo lugar. Mas pesquisadores da Google e da Universidade de Washington perceberam que era possível usar a técnica com imagens públicas da internet.

O projeto chamado de Time-lapse Mining analisou mais de 86 milhões de fotos disponíveis na rede que mostram locais populares e que, normalmente, são tiradas de um ponto de vista muito semelhante.

As imagens selecionadas foram então catalogadas por ordem cronológica e tratadas de forma que efeitos de luz e outros ruídos fossem minimizados, permitindo um resultado mais homogêneo.

Assim, conforme pode ser visto no vídeo abaixo, é possível ver como algumas paisagens mudaram nos últimos anos, seja de acordo com as estações, alterações climáticas ou com a intervenção humana.

[VIDEO1]

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação