Um consultor de segurança cibernética informou ao FBI que conseguiu assumir o controle de uma aeronave durante o voo. De acordo com documentos do FBI, Chris Roberts conseguiu assumir controle de um dos motores de uma aeronave ; cujo modelo não foi informado ; e a fez subir, provocando um movimento lateral do avião em pleno voo.
Os documentos são resultados de interrogatórios feitos entre fevereiro e março. Segundo eles, Roberts utilizou um sistema chamado Vbox, que permite criar um ambiente virtual para instalar um sistema dentro de outro. O consultor também afirmou durante os interrogatórios que conseguiu controlar entre 15 e 20 sistemas de diversões a bordo entre 2011 e 2014.
"Alguém quer oxigênio?"
Em abril deste ano, Roberts foi preso depois de desembarcar de um boeing 737/808, com capacidade para 167 passageiros. O consultor perguntou no Twitter se deveria hackear a aeronave. ;Devemos começar a brincar com o sistema de alerta da tripulação? Alguém quer oxigênio?", perguntou ele na internet. As informações são da rede americana CNN.
Depois da mais recente polêmica, Roberts também utilizou as redes sociais para se manifestar. Segundo ele, o único interesse era aumentar a segurança das aeronaves, porém, por causa da presente situação, ficaria calado. ;Por agora, podemos discutir o tempo, a vida, o universo e nada relacionado a aviões", ironizou.
So for now you are stuck with me discussing the weather, life, the universe and not a thing to do with planes or anything inflammatory...
; Chris Roberts (@Sidragon1)
O caso gerou grande repercussão nas redes sociais. Um seguidor chamou atenção para a facilidade de se conectar aparelhos à rede da aeronave. ;Parecem bem acessíveis para mim", completou o usuário @SynAckPwn. Outros preferiram humor mórbido: "FBI diz que hacker famoso sequestra avião para a lua usando apenas um cabo para celular" publicou o usuário @EddieTheYeti
Is this the SEB they are accusing you of prying open ? Looks pretty accessible to me :) #757
; OMG %u0389%u0386XOR (@SynAckPwn)
MSNBCBSNNHLNSMUDGE Latest..
; Eddie Mize (@EddieTheYeti)
"Há fortes barreiras entre o sistema wi-fi e o comando"
O diretor-executivo da United Airlines, Jeff Smisek, estimou nesta terça-feira que é muito difícil para um passageiro invadir os sistemas de computador de um avião de passageiros para modificar os parâmetros de voo, embora não exclua inteiramente esse risco.
"Nós não sabemos se é possível ou não, mas os fabricantes de equipamentos, até onde sei, dizem que hoje isso não é possível", afirmou Smisek perante uma comissão do Senado dos Estados Unidos. "Eu acho que, como indústria, temos de considerar seriamente qualquer ameaça", apontou Smisek, ressaltando que "há fortes barreiras entre o sistema wi-fi e o comando" da aeronave.
* Com informações da FrancePress